Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 25 de março de 2010

História Real

The Straight Story * * *
(1999) 111 min (Livre)



"Quando meus filhos eram pequenos, eu fazia uma brincadeira. Dava um graveto para cada um deles e dizia: "Agora quebrem". Claro que eles quebravam fácil. Aí dizia: "Amarrem os gravetos num feixe e tentem quebrar." Claro que eles não conseguiam. E eu dizia que aquele feixe era a família."

EUA -O viuvo aposentado Alvin Straight vive numa comunidade rural em Laurens, no estado de Iowa, com a filha Rose. Ao saber que o irmão Lyle sofreu um derrame, Alvin passa a refletir sobre os motivos do desentendimento que os separou há 10 anos atrás, e decide visitá-lo antes que seja tarde. Mas o veterano da 2ª guerra está com 73 anos, enxerga mal, tem um problema nos quadris e só anda apoiado em duas bengalas. Essas dificuldades não irão impedi-lo de visitar Lyle. Montado num cortador de grama, rebocando um pequeno trailer, em seis semanas ele tentará percorrer os 500 quilômetros que o separam de Mount Zion, Winsconsin.

Certa noite ele procura refúgio no terreno de um cemitério. Ao padre que vem conversar com ele, Alvin diz: "Eu quero fazer as pazes. Quero sentar com ele e olhar as estrelas. Como fazíamos há muito tempo atrás." E nós torcendo para que o irmão esteja em casa para recebê-lo.

Foi Mary Sweeney, colaboradora de David Lynch, quem descobriu a aventura de Alvin Straight, ao ler o jornal "The New York Times", em 1994. Ela achou a história encantadora, comovente, com um protagonista sábio, engraçado, excêntrico e determinado. Na companhia do amigo John Roach, fez de carro o mesmo percurso de Laurens a Mt. Zion. A viagem colocou-os em contato com pessoas que tinham encontrado Alvin durante o percurso. Elas se mostraram interessadas em dividir suas lembranças sobre aquele idoso incomum e seu veículo ainda mais estranho. Os filhos de Alvin ajudaram a enriquecer a produção com fotos de família e comentários importantes para moldar na tela a personalidade desse aventureiro, que morreu em 1996.

Curiosidades:
* Alvin Straight teve 14 filhos, dos quais sobreviveram 7.

* "História Real" foi gravado em ordem cronológica.

* David Lynch convenceu Richard Farnsworth a encarnar Alvin Straight. O ator já estava aposentado há dois anos, morando em seu rancho. Inicialmente recusou o papel pois estava com problemas no quadril, e só andava de bengala. Lynch respondeu: "Ótimo. Alvin Straight usa duas bengalas. Você é perfeito". Farnsworth estava com um câncer terminal nos ossos, o que lhe causou paralisia nas pernas. Ele surpreendeu os colegas por sua tenacidade durante as gravações. O mais velho artista a ser indicado para o Oscar, morreu numa sexta-feira, no ano seguinte. Farnsworth suicidou-se em sua casa em Lincoln, Novo México.

* O assento da máquina de cortar grama foi revestido com um silicone especial para diminuir o impacto.

* David Lynch: "Alvin é um rebelde, como James Dean, só que mais velho. Ele é como milhões de pessoas que enfrentam a velhice dos corpos, mas que ainda se sentem jovens por dentro. A essência não tem idade."

* O crítico americano Roger Ebert fez uma bela análise do filme, que vale a pena ser lida. É só clicar aqui.



Diretor: David Lynch
Roteiro: Mary Sweeney & John Roach
Música: Angelo Badalamenti
Fotografia: Freddie Francis
Elenco: Richard Farnsworth, Sissi Spacek, Harry Dean Stanton, James, Cada, Everett McGill, John Lordan, Sally Wingert, Barbara Robertson, Dan Flannery, Tracey Maloney

"- Deve haver alguma coisa boa em envelhecer."
"- Não vejo vantagem em ser cego e coxo ao mesmo tempo, mas, na minha idade, vi quase tudo que a vida tem para mostrar.
Sei separar o joio do trigo e não me preocupar com bobagens." (Alvin Straight)
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner