Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 15 de março de 2010

O Grande Desafio

The Great Debaters *
(2007) 126 min (14 anos)



"Fazemos o que precisamos fazer, para podermos fazer o que queremos fazer."

EUA - Na década de 30, a cor errada de pele era motivo para linchamento no Texas. Mas o medo não deteve quatro alunos negros do Wiley College. Orientados pelo professor Melvin B. Tolson, os estudantes formaram uma equipe que venceu debates em várias universidades, até chegar ao auditório de Harvard, de onde o desafio foi transmitido pelo rádio para todo país. Heterogêneo, o grupo incluía uma jovem mulher e um adolescente de 14 anos.

De tanto assistir o trailer de "O Grande Desafio" antes de filmes principais, olhei com certa indiferença quando me entregaram o DVD da locadora. Achei que já sabia tudo o que ia acontecer. Não estava preparada para me sentir como a 5ª integrante da equipe, torcendo pelo amadurecimento do grupo e saboreando suas vitórias. Recomendo vivamente essa produção de Oprah Winfrey e Joe Roth, com bela fotografia de Philippe Rousselot ("Sherlock Holmes", "Constantine", "A Fantástica Fábrica de Chocolates", "Esperança e Glória").

Curiosidades:
* "O Grande Desafio" foi o primeiro filme a receber uma permissão para gravar no campus de Harvard, Massachussets, desde 1979.

* Em 19 de dezembro de 2007, Denzel Washington anunciou a doação de US$ 1 milhão de dólares para que o Wiley College restabelecesse a equipe de debate.


Melvin B. Tolson

Diretor: Denzel Washington
Roteiro: Robert Eisely, baseado na história de Robert Eisely & Jeffrey Porro, inspirada no artigo "American Legacy", de Tony Scherman
Música: Peter Golub, James Newton Howard
Fotografia: Philippe Rousselot
Elenco: Denzel Washington, Forest Whitaker, Nate Parker, Denzel Whitaker, John Heard, Jurnee Smollett, Jermaine Williams, Gina Ravera

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o flme. Quem dera nossas universidades tivessem iniciativas tão interessantes, que cultuam a cultura e o debate.

Stella disse...

Caro Anônimo, gostei da sugestão! Realmente se nossas universidades instituíssem esses debates, cultura e educação só teriam a ganhar. Os alunos ficariam bem mais preparados. Um abraço,
stella

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner