Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jogo de Poder

Fair Game * *
(2010) 108 min (12 anos)

A responsabilidade de um país não está nas mãos de uns poucos privilegiados.  Nós temos força.  Somos livres da tirania na medida em que cada um de nós lembra do seu dever como cidadão.  Seja para relatar um buraco no asfalto da sua rua ou mentiras no discurso do Estado da União, denunciem!  Façam aquelas perguntas.  Exijam a verdade.  A democracia não vem sem esforços.

EUA - Kuala Lumpur, Taiwan ou Dusseldorf  na mesma semana. Viajar pelo mundo tornou-se rotina para Valerie Pelman Wilson. Essa realidade começou na infância, pois o pai militar serviu em 20 diferentes cidades, carregando com ele a família.  Depois de formada, Valerie tornou-se Agente de Operações Secretas da CIA. Casada com o ex-diplomata Joseph Wilson, mãe de 2 filhos pequenos, teve sua carreira destruída e sua identidade revelada por motivos políticos, durante a administração de George Bush.

Valerie conduzira a investigação sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque.  Sua pesquisa levara a conclusões contrárias aos interesses do gabinete da vice-presidência da República, interessado em começar uma guerra.  Quando Joe Wilson escreveu um artigo no The New York Times, contestando as afirmações do governo federal, o casal viu-se na linha de fogo da Casa Branca.  Expostos, perseguidos, humilhados, com sua vida pessoal e profissional em risco, não parecia haver saída para eles.

Não me lembrava do desfecho do caso Valerie e Joe Wilson, o que intensificou o suspense para mim.  Mesmo se lembrasse, não creio que diminuiria a torcida por um casal qualificado como ético, simpático e politicamente correto.  Técnicamente o filme é impecável.  Sean Penn e Naomi Watts estão vibrantes como protagonistas.  É preciso ser muito forte para resistir ao que o casal suportou.  A verdadeira Valerie se parece com Naomi. Achei engraçado, sempre pensei que espiões deviam passar despercebidos.  Como ignorar uma loura bonita como essa?
Joe e Valerie Wilson



Diretor: Doug Liman 
Roteiro: Jezz Butterworth & John-Henry Butterworth, baseado nos livros de Joseph Wilson (The Politics of Truth: Inside the Lies that Led to War and Betrayed My Wife's CIA Identity: A Diplomat's Memoir) e Valerie Plame (Fair Game: My Life as a Spy, My Betrayal by the White House)
Musica: John Powell
Fotografia: Doug Liman
Elenco: Naomi Watts, Sean Penn, Sam Shephard, David Andrews, Liraz Charhi, Brooke Smith
Distribuidora: Paris Filmes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner