Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Poesia

Shi * *
Poetry
(2010) 139 min (16 anos)

Escrever poesia é encontrar beleza no cotidiano de nossas vidas.  Cada um de vocês carrega a poesia no seu coração.  
Mas ela está aprisionada e precisa se libertar.  A poesia em vocês precisa ganhar asas e voar alto.

Coréia do Sul - Numa pequena cidade da província de Gyeonggi, moram Yang Mija, uma senhora de 65 anos, e seu mimado neto Jongwook, estudante do ensino médio no colégio local.  Vestida com roupas coloridas, sempre sorridente, a idosa, que gosta de flores e fala coisas esquisistas, está preocupada com incipientes problemas de memória, em especial o esquecimento de palavras.  Depois de uma consulta médica, matricula-se nas aulas de Poesia do centro cultural.  O professor propõe que todos escrevam um poema até o final do curso.   A senhora abre os olhos para observar atentamente cada detalhe do cotidiano, seja o rio, uma árvore ou fruta.  

Mas é o que ela descobre sobre as ações do neto e seu grupo de amigos adolescentes que enche de tristeza seu coração sensível e solitário.  Yang Mija será procurada pelos pais dos outros estudantes, mais interessados em livrar os filhos das consequências de seus atos do que corrigi-los.  A avó está sozinha para resolver o problema, mas seu conforto é a busca daquela beleza escondida no cotidiano.  Enxergar a poesia no mundo é viver com mais leveza.  Luciana Mussi, do Portal do Envelhecimento, fala da ligação da personagem com as palavras e como, através da poesia, ela tenta preservá-las do esquecimento.

No ritmo das águas do rio Han flui essa história delicada do diretor coreano Chang-dong Lee.  Um roteiro caprichado, premiado no Festival de Cannes, com ótimos desempenhos, destacando a veterana Jeong-hee Yoon, convincente na expressão de todo tipo de sentimento.  "Sutil e cativante, foi escrito especialmente para Yoon Hee-jeong, atriz coreana que tem mais de 300 filmes no currículo e que há mais de 15 anos não filmava.  (...) Talvez esse não seja um filme para qualquer público, mas para uma platéia mais madura, que não tenha medo de enfrentar a vida como ela é e os aspectos existenciais da vida em geral. Apresenta a vida de forma realista, mas também abre caminho para encontrar coisas positivas dentro de condições ruins. Poesia é profundo em sua própria maneira." (Call Me Hollywood)  


Diretor: Chang-dong Lee 
Roteiro: Chang-dong Lee 
Som: Seung-cheol Lee 
Fotografia: Hyum Seok Kim
Elenco:  Jeong-hee Yoon, Nae-sang Ahn, Da-wit Lee, Hira Kim, Yong-taek Kim
Distribuidora: Imovision

Um comentário:

bruno knott disse...

Faz tempo que quero ver este... não sabia exatamente do que se tratava, agora vejo que tem que ficar no topo da minha lista de filmes para assistir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner