Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 23 de julho de 2011

Lope

Lope
(2010) 110 min (14 anos)
- Como quer que as mulheres contem piadas no meio de uma tragédia?
- Dom Jeronimo, na vida o riso e o pranto se misturam.

foto do site Lixeira Dourada
Espanha, Madri, final do século XVI - "Ao deixar o exército, o jovem Lope da Vega descobre o teatro e divide-se entre duas grandes paixões: a voluntariosa Elena e a doce Isabel."  (capa do DVD) Seu ardor e impulsividade colocam-no em perigo.  A vida do escritor espanhol parece saída de um romance de aventuras.  Apelidado por Cervantes de 'Monstro da Natureza' pela vasta produção artística, Lope Félix de Vega y Carpio deixou mais de 3000 sonetos e 800 peças de teatro, das quais pelo menos 80 são consideradas obras-primas. 

O filme do brasileiro Andrucha Waddington dá pinceladas num período de 8 anos da vida do poeta e fundador da comédia espanhola. "Quis fazer um filme com o espírito do Lope, divertido e popular", explica o diretor numa entrevista à Folha.

Cenários bonitos, interpretações corretas, trazendo Selton Mello como um nobre português e Sonia Braga no papel de Paquita, mãe de Lope de Vega.  Um personagem simpático é Frei Bernardo, religioso que trabalha no hospital onde se encontram Lope e  Isabel. Um contraste agradável com as costumeiras representações de padres espanhóis como inquisidores sádicos.

Ainda falta algo que coloque o filme na altura da figura formidável de Lope de Vega, mas o que se depreende de seu universo literário já é fascinante.  Agora vou em busca de um livro com poemas seus.  Locações na Espanha e Marrocos.



Diretor: Andrucha Waddington
Roteiro: Jordi Gasull, Ignacio del Moral
Musica: Fernando Velázquez
Fotografia: Ricardo Della Rosa
Elenco: Alberto Ammann, Luis Tosar, Pilar López de Ayala, Leonor Watling, Selton Mello, Sonia Braga, Miguel Ángel Muñoz, Juan Diego, Antonio de la Torre, Carla Nieto
Distribuidora: Warner

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner