Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Concerto

Le Concert
(2009) 123 min (10 anos)

Andreï Filipov era o célebre maestro da Orquestra Bolshoi, a maior da Russia.  Demitido no auge da fama, por não concordar com a expulsão dos músicos judeus, Andreï ainda trabalha no antigo teatro mas seu serviço limita-se à limpeza.  Seus antigos colegas sobrevivem como podem, dirigindo ambulância, táxi, colocando som em filme pornô.  A atual orquestra é medíocre, burocrática.  Durante uma faxina no escritório do teatro, o maestro intercepta um convite para um concerto em Paris em duas semanas.  Andreï tem a idéia de convocar os antigos músicos para tocar na cidade-luz, como se fossem da orquestra oficial.  Tudo pode dar errado, mas o que é um desafio para a apaixonada alma eslava? (adaptado da capa do DVD)

Regendo russos exuberantes, ciganos transgressores e velhos comunistas, entre a comédia e o sentimentalismo, o diretor romeno Radu Mihaileanu consegue uns instantes de emoção e alguns sorrisos.  O momento de harmonia, tão sonhado pelo maestro, foi o que me comoveu.  A boa música, clássica ou popular, desde que interpretada com sentimento, tem um poder arrebatador.

Incerta quanto a minha própria avaliação do filme, consultei o filho deitado ao lado.  Mesmo doente, com febre e amigdalite, reconheceu ter acompanhado com interesse os minutos finais.  Isso conta alguma coisa. Na trilha sonora ouvem-se composições de Tchaikovsky (Concerto para Violino e Orquestra), Mozart (Concerto para Piano No. 21 em C Maior, K 467) e Mahler (Sinfonia No. 1, 3º Movimento). As filmagens foram feitas em Paris, Moscou e Bucareste.  

Diretor: Radu Mihaileanu
Roteiro: Radu Mihaileanu, Matthew Robbins e Alain-Michel Blanc, baseado na história original de Héctor Cabello Reyes & Thierry Degrandi
Música: Armand Amar
Fotografia: Laurent Dailland
Elenco: Alexei Guskov, Dimitri Nazarov, Mélanie Laurent, François Berléand, Miou Miou, Valeriy Barinov, Anna Kamenkova Pavlova, Roger Dumas, Vitalie Bichir, Ramzy Bedia
Distribuidora: Paris Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

Gustavo disse...

Adoro filme com música, quero dizer, do mundo da música. A esse vou assistir.

Stella disse...

Gustavo, certamente foi a música que me conquistou nesse filme. O mais é secundário. Espero que goste.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner