Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Mais Um Ano

Another Year * *
(2010) 129 min (14 anos)

Inglaterra - Juntos e felizes há mais de 30 anos, Tom e Gerri Hepple jamais discutem. O casal aprecia passar os fins-de-semana cultivando um pequeno lote de terra nos arredores de Londres, onde produzem hortaliças para abastecer a mesa. Também gostam de receber em casa alguns amigos não tão felizes.

Tom é geólogo e coleta amostras do solo para determinar se é seguro construir novos edifícios na cidade. Gerri atua como conselheira num centro de saúde, onde a frágil Mary trabalha como recepcionista. Quando convidada, Mary costuma frequentar o lar dos Hepple, onde conhece Ken, um viúvo aposentado que bebe demais. Completam o grupo, o simpático advogado Joe, filho do casal, e Ronnie, o lacônico irmão de Tom. As estações se sucedem, os relacionamentos esquentam e amadurecem.

Os filmes de Mike Leigh fluem no ritmo natural da vida, sempre apoiados num time de atores extremamente convincentes. "Mais um Ano" retrata um casal de meia-idade bem resolvido. Unidos pelo carinho mútuo e por uma rotina simpática, Tom e Gerri atraem o pequeno grupo de amigos sem rumo. Imelda Staunton, completamente diferente de sua caracterização em O Segredo de Vera Drake, faz uma pequena ponta como Janet, paciente de Gerri, uma personagem amarga que nada espera da vida, além de conseguir dormir uma boa noite de sono. O desespero estampado no rosto trágico revela sua completa desilusão com as pessoas próximas. É o arquétipo extremo dos infelizes que desfilarão na tela a seguir, carentes de um projeto de vida que valha a pena. Gostaria que Gerri tivesse podido ajudá-la, mas isso Mike não quis nos mostrar.

O filme entra em cartaz esta semana na Estação Net Ipanema, Estação Net Barra Point e Estação Net Rio. Fiquem atentos. "Mais um Ano" foi exibido no Festival do Rio. O site Set Decor fez uma entrevista interessante com Mike Leigh.


Diretor: Mike Leigh
Roteiro: Mike Leigh
Musica: Gary Yershon
Fotografia: Dick Pope (Simplesmente Feliz, O Segredo de Vera Drake, Segredos e Mentiras, O Ilusionista)
Desenhista de Produção: Simon Beresford
Elenco: Jim Broadbent, Lesley Manville, Ruth Sheen, Peter Wight, Oliver Maltman, David Bradley, Imelda Staunton, Karina Fernandez, Martin Savage, Michele Austin, Phil Davis, Stuart McQuarrie
Distribuidora: Sony

Film… it’s great to be able to take this extraordinary invention from 1896 and capture the world, capture the poetry of the physical world (Mike Leigh)

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

terça-feira, 2 de junho de 2015

Timbuktu

Timbuktu * * *
(2014) 97 min (14 anos)

Mali - Uma gazela corre pelas dunas do Sahara, tentando escapar das balas de um grupo de guerrilheiros que a perseguem num jipe. Os jovens jihadistas tentam matar o animal que simboliza a graça, a liberdade e a beleza. Desde que o Estado Islâmico dominou a cidade de Timbuktu, a população de diferentes etnias encontra-se submetida a uma interpretação severa da sharia. Através desse conjunto de leis, as mulheres são obrigadas a usar luvas e meias, ficam abolidos o cigarro, a musica e os jogos de bola. O único toque de modernidade permitido nesse recanto do deserto é o som do celular.

Próximo à cidade de Timbuktu, o tuaregue Kidane vive numa tenda nas fronteiras do deserto, com a mulher Satima, a filha Toya e Issan, o pastor de 12 anos que cuida do pequeno rebanho da família. Cada vez que o marido se ausenta, o jihadista Abdelkerim vem importunar a bela Satima. Mas, na cidade, os guerrilheiros vigiam os moradores dia e noite, aplicando diversas punições aos infratores da sharia, que vão da advertência ao apedrejamento. Depois de uma briga com um pescador, Kidane é preso e aguarda seu castigo.

"Timbuktu" é um filme suave, apesar do tema, interpretado com naturalidade por todo elenco, e enfeitado pela extrema beleza da trilha sonora e fotografia. A música, cantada pela personagem da atriz Fatoumata Diawara, é comovente de tão linda, assim como a cena de um jogo de futebol entre um grupo de meninos, jogado na areia, sem bola. 

Os jihadistas não são apresentados como monstros, mas humanizados por um olhar, uma conversa franca ou pela ajuda a um prisioneiro. Contudo são os mesmos que destroem pessoas e obras de arte, patrimônios históricos da humanidade. Não se tenta sequer uma explicação para o motivo das adesões a uma ideologia tão contrária aos desejos humanos e à intenção divina. 

Se Deus criou um mundo onde os pássaros cantam, o vento murmura e faz dançar as folhas, se nosso coração bate em ritmo de percussão, por que haveria Alá de se ofender com os cantos e danças das gentes? 

Curiosidades:

* Em 20 de fevereiro de 2015, Timbuktu tornou-se o primeiro filme gravado na Mauritânia, por um diretor local, a ganhar 7 prêmios Césars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro original, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Música e Melhor Som. É o filme africano mais premiado até agora.

* O filme examina a breve ocupação de Timbuktu pelo grupo Ansar Dine (Defensores da Fé), em março de 2012. Partes do filme foram influenciadas pelo apedrejamento público de um casal não casado, na comunidade rural de Aguelhok.

* Os personagens falam em Tuareg, Bambara, Árabe, Francês, e, por vezes, em Inglês.

Diretor: Abderrahmane Sissako
Roteiro: Abderrahmane Sissako, Kessen Tall
Musica: Amine Bouhafa
Fotografia: Sofian El Fani
Design de Produção: Sebastian Birchler
Elenco: Ibrahim Ahmed, Toulou Kiki, Layla Walet Mohamed, Mehdi A. G. Mohamed, Abel Jafri, Adel Mahmoud Cherif, Fatoumata Diawara, Salem Dendou
Distribuidora: Imovision

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner