Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

As Mulheres de Rosenstrasse


Rosenstrasse * *
(2003) 130 min (14 anos)

EUA, Nova Iorque (2000)/ Alemanha, Berlim (1943) - Na abertura dos créditos a câmera percorre as lápides de pedra de um cemitério, onde se vê escrito "Pai", "Marido". A seguir, passa para a silhueta de uma cidade e seus prédios. Uma mulher vestida de negro cobre as imagens e espelhos do apartamento. Ruth Weinstein acaba de perder o marido em Nova Iorque e impõe à família um luto estrito, de acordo com os ritos judaicos, embora não fossem praticantes.

A filha Hannah estranha e faz perguntas que a mãe não quer responder, assim como não deseja falar com a senhora recém-chegada, morena, alta e esguia. Hannah descobre que a desconhecida é uma prima alemã que lhes trouxe uma fotografia. Nessa imagem em preto e branco, vê-se Ruth aos 8 anos, acompanhada de uma jovem loura. Hannah parte para Berlim para descobrir tudo sobre Lena Fischer, agora com 90 anos, e o passado misterioso de sua própria mãe.
As Mulheres de Rosenstrasse é um filme emocionante, especialmente em sua parte alemã. O relato de Lena, e suas lembranças de Berlim na 2ª Guerra, são testemunho do que seja um coração fiel e aberto ao verdadeiro amor. Por conta disso, foi inaugurada uma nova categoria no By Star. Fazia falta uma identificação para os filmes que tratam do AMOR leal, vibrante e compromissado que une um casal. Haja tempo para rever todos os outros que se encaixam nessa categoria!



O prédio da Rosenstrasse 2-4, onde ficaram aprisionados israelitas casados com alemães, já não existe mais. No local há uma coluna vermelha para lembrar as mulheres de Rosenstrasse e os acontecimentos ocorridos entre 27 de fevereiro e 6 de março de 1943. Fiéis aos maridos judeus, enfrentando medo, fome e frio, as alemãs fizeram um protesto pacífico na tentativa de salvá-los dos campos de concentração e da morte.
Diretor: Margarethe von Trotta
Roteiro: Pamela Katz, Margarethe von Trotta
Música: Loek Dikker
Fotografia: Franz Rath
Elenco: Katja Riemann, Maria Schrader, Martin Feifel, Jürgen Vogel.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner