Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Hanami - Cerejeiras em Flor

Kirschblüten Hanami * *
Cherry Blossoms
(2008) 122 min (14 anos)

Alemanha/Japão - Trudi e Rudi Angermeier vivem numa pequena vila da Bavaria. O casal tem três filhos adultos que moram longe: Karolin e Klaus em Berlim, e Karl em Tóquio. Trudi é apaixonada pela cultura japonesa e dançava butoh (dança das trevas) quando solteira, largando essa forma de expressão a pedido do marido, a quem se dedicou completamente. Desta fase sobrou o poster do monte Fuji, que enfeita a parede da residência dos Angermeier, o quimono florido e um livro de fotos da dançarina a caráter, com os cabelos eriçados e o rosto pintado de branco ressaltando os lábios vermelhos. 

Quando descobre que o marido está sofrendo de uma doença terminal, Trudi decide ocultar a notícia e seguir o conselho dos médicos para realizarem um sonho antigo dos dois. Começam por visitar os filhos e netos em Berlim. Mas, envolvidos com os próprios assuntos, seus descendentes não têm disponibilidade para o casal. Franzi, a namorada de Karolin, é a única a mostrar-se receptiva aos idosos e acompanhar Trudi a uma apresentação de butô. Através da cultura japonesa, o pacato Rudi Angermeier vai compreender a alma da sua amada esposa.

foto de Cinemaniacos
Apesar de admirar a obra de Yasujiro Ozu e Kurosawa, jamais me vi tentada a visitar o Japão. Pois bastaram as imagens das ruas enfeitadas pelas cerejeiras em flor, famílias sentadas nos parques sob as árvores floridas, celebrando essa magnífica exibição de beleza, que me vi incluindo Tóquio na primavera entre meus sonhos de viagem. Agradeço a minha amiga Sunny a indicação de filme tão belo e delicado. Entre os prazeres da vida incluo os bate-papos sobre cinema nas locadoras do bairro. Não há download que substitua. Prestigie sua locadora!

Curiosidade:
* Aparentemente, a diretora-roteirista de Cerejeiras em Flor inspirou-se no filme Contos de Tóquio, de Yasujiro Ozu. Naquela história, quem trata os idosos com carinho é Noriko, viúva de um dos filhos do casal Hirayama. 

Diretora: Doris Dörrie
Roteiro: Doris Dörrie
Musica: Claus Bantzer
Fotografia: Hanno Lentz
Elenco: Elmar Wepper, Hannelore Elsner, Aya Irizuki, Nadja Uhl, Maximilian Brückner, Birgit Minichmayr, Felix Eitner, Tadashi Endo
Distribuidora: Livraria Cultura

2 comentários:

bruno knott disse...

Depois que assisti a Encontros e Desencontros e Still Walking me encantei ainda mais com o Japão, local que um dia pretendo ir.

Este filme já me foi recomendado antes, mas deixei meio de lado... parece ótimo, inclusive tem boa nota no IMDb!

Stella disse...

Bruno, com esse tema é até surpreendente que tenha boa nota no imdb, onde jovens americanos são a maioria. Quero ir a Tóquio para o Festival das Cerejeiras e a Shizuoka para fotografar o monte Fuji num dia sem nuvens, como no filme.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner