Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Artista

The Artist * *
(2011) 100 min (12 anos) Preto e Branco

EUA, Hollywood - Em 1927, nos dias do cinema mudo, o bem-humorado George Valentin era o artista principal dos estúdios Kinograph. Morava numa luxuosa mansão e vivia confortavelmente, embora isso não satisfizesse a esposa Doris. Adorado pelas fãs, a marca registrada de Valentin nas telas eram o sorriso simpático, o bigodinho fino e a parceria com um cão da raça Jack Russell Terrier. Atencioso com todos, George ajuda uma de suas fãs que almejava o estrelato. Mas o artista rejeita a novidade do som no cinema e cai no ostracismo. Passa a viver numa casinha modesta, onde é acompanhado pelo fiel motorista Clifton e o cão terrier. A bebida e o orgulho impedem Valentin de encontrar novos caminhos.

O Artista é feito à moda dos filmes mudos antigos onde a imagem precisava ser expressiva a ponto de prescindir ao máximo das explicações escritas. A narrativa segue uma ordem cronológica e é mais uma homenagem à história do cinema.  Bons artistas, bela fotografia no formato 4:3 e direção de arte caprichada. Ganhou 5 Oscars, além de 108 outros prêmios. Estou curiosa para saber se meu velho pai gostará deste filme. Ele é um defensor ardoroso do cinema antigo e, sempre que pode, afirma que era muito superior ao atual. Discordo, é claro. Houve filmes excepcionais no passado, mas não ficamos atrás atualmente. Espero que O Artista conte pontos para o meu lado!

Curiosidades:
* A primeira palavra falada no filme é "Corta", enquanto a última é "Ação!"
* O nome George Valentin é uma referência a Rodolfo Valentino, ídolo do cinema mudo que fazia caras e bocas para sugerir as emoções do personagem. A figura de George também inspirou-se no ator Douglas Fairbanks.
Diretor: Michel Hazanavicius
Roteiro: Michel Hazanavicius
Musica: Ludovic Bource
Fotografia: Guillaume Schiffman
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller, Missi Pyle, Malcolm McDowell, Basil Hoffman
Distribuidora: Paris Filmes

2 comentários:

renatocinema disse...

Amei o filme....Ficou em lugar de destaque na minha videoteca.

Seu pai, talvez, não goste......Pois gosto é gosto. kkk. Mas, não acredito que ele não terá um carinho enorme pelo filme........duvido.

Stella disse...

Depois eu conto, Renato, se meu pai gostou ou não do filme. Frequentemente nossos gostos não combinam...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner