Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 4 de novembro de 2012

Deus da Carnificina

Carnage *
(2011) 79 min (12 anos)

EUA - Pessoas passeiam com seus cachorrinhos no parque, um grupo corre na pista, crianças brincam, jogando bola, até que surge uma discussão entre dois meninos e um agride o outro com uma vara. Os pais encontram-se para decidir o que fazer. Penelope e Michael Longstreet são os pais de Ethan, o garoto agredido. Nancy e Alan Cowan são os pais de Zachary, o agressor.

Penelope e Michael convidam os Cowan para seu apartamento em Manhattan, pensando agir como pessoas civilizadas. Ele compra tulipas amarelas para enfeitar a sala e oferece seu melhor whisky, além de uma torta de peras e maçãs que a esposa preparou. Afinal os meninos estudam na mesma turma e interessa a todos uma solução satisfatória. Mas, à medida em que os copos se enchem e a tarde cai, a polidez inicial vai dando lugar a alfinetadas e agressões verbais entre os quatro. Os verdadeiros sentimentos dos casais afloram depois que a bebida solta as línguas. Seu verniz de civilização não resiste ao embate de mesquinharias e esses adultos se comportam pior do que crianças brigando no parque.

Deus da Carnificina é obviamente uma peça de teatro filmada. Costumo não apreciar o gênero, mas nem cochilei ou despreguei o olho. Embora fechados numa sala, a câmera ágil encontra ângulos novos que mantem constante o interesse, aguçado pelo desempenho fantástico dos quatro atores, absolutamente perfeitos em seus papéis. Muito merecidamente, o elenco recebeu o prêmio da Sociedade de Críticos de Cinema de Boston. Desde a primeira cena, sentimo-nos desconfortáveis porque são palpáveis a tensão e a artificialidade de tantos sorrisos e gentilezas, encobrindo sentimentos menos nobres. Alivia a claustrofobia voltar ao parque na cena final, a vista reencontra o verde, a vida continua, enfatizando que aquele incidente entre as duas famílias era apenas uma gota na imensidão do nosso pequeno universo.

Curiosidade:
* Roman Polanski faz uma ponta como o vizinho que é atraído pela conversa em voz alta no hall e abre a porta do apartamento para dar uma olhada. Acontece tão rápido que mal dá para notar. (imdb)

Diretor: Roman Polanski
Roteiro: Yasmina Reza e Roman Polanski, baseado na peça "Le Dieu du Carnage", de Yasmina Reza
Musica: Alexandre Desplat
Fotografia: Pawel Edelman
Elenco: Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz, John C. Reilly
Distribuidora: Swen Filmes

6 comentários:

bruno knott disse...

Eu quase assisti a este no cinema... mas pelo o que li não é um filme exija a tela grande, não é mesmo?

o elenco é ótimo, 4 atores de alto nível... e sem falar no Polanski.

achei interessante essa cena final que você descreveu.

tá na minha lista de próximas sessões!

Stella disse...

Tem razão, Bruno, o filme se adapta bem à tela pequena e os 4 atores estão esplêndidos.

O cenário da última cena repete a primeira: as duas árvores delimitam um canto do parque, por onde passam gentes e alguns bichos.

Matheus Pannebecker disse...

Sinto que tiveram um zelo excessivo com "Deus da Carnificina", enquanto "Dúvida" foi muito criticado - e subestimado - por ter uma direação bastante teatral. Gosto de pouca coisa nesse filme, e o que mais me decepcionou foi ver Jodie Foster e Kate Winslet em momentos completamente exagerados!

Stella disse...

Matheus, não senti a direção excessivamente teatral de "Dúvida", para mim foi um filme perfeito, um de meus favoritos.

Matheus Pannebecker disse...

Stella, legal saber que você adora "Dúvida". Acho um filme fascinante! Um primor de texto e atuação. Também é um dos meus favoritos!

Stella disse...

Matheus, se houvesse mais filmes tão impactantes quanto Dúvida, seria difícil me arrastar da frente da TV. ;-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner