Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Valente

Brave * *
(2012) 93 min (Livre)

sitedascapas
Escocia - Lord Fergus e Lady Elinor festejam o aniversário de sua filhinha Merida. Mãe e filha brincam de esconder e é evidente o amor que as une. Elinor fica contrariada quando Fergus presenteia Merida com um arco e flecha, mas a menina adora. A festa termina quando um urso feroz invade o acampamento. Os homens lutam contra a fera, enquanto Elinor foge com Merida. O tempo passa, Merida torna-se uma bela adolescente e a família ganha outros três pimpolhos ruivos. A bem penteada Elinor quer transformar a filha de cabelos encaracolados e idéias revolucionárias numa princesa de verdade, mas a adorável jovem está saturada dessas lições, prefere correr a cavalo pela mata e testar sua habilidade no arco e flecha. No meio da floresta, Merida encontra uma bruxa a quem implora uma poção para transformar Elinor. Lembrando da insatisfação de antigos clientes, a gaiata senhora hesita, mas acaba atendendo o pedido da ruivinha, gerando uma situação extremamente perigosa para a família de Lord Fergus.

O casamento da Pixar com a Disney gerou uma filha rebelde, malvista por uns, adorada por outros. Me alisto do lado dos fãs de Valente. Achei encantadora a menininha de gloriosos cachos vermelhos que docilmente assistia às aulas de etiqueta mas, logo que podia, pulava sobre seu cavalo Angus, escalava montanhas, bebia água de cachoeira e atirava setas em alvos pendurados nas árvores. 

Filha discordar e discutir com mãe é normal, desde que haja entre as duas aquela admiração e cuidado com que uma zela pela outra. Havia esse vínculo entre Elinor e Merida, a rainha só precisava deixar de lado o afã de ensinar e aprender a também ouvir sua filha. No devido tempo, é certo que a jovem princesa escolheria um parceiro tão amoroso, leal e compreensivo quanto seu pai, o engraçado rei Fergus, já que valentes quase todos eram naquele belo reino.

A introdução dos três gêmeos peraltas são um dos acertos do desenho animado, adicionando à história mais agilidade e humor. A escolha dos artistas dubladores foi muito inspirada. Emma Thompson empresta aquela autoridade de governanta inglesa à Lady Elinor e Julie Walter faz uma bruxa muito expressiva e divertida. O visual de Valente merece uma nota dez pela beleza e aumenta a vontade de conhecer a Escócia. Ah meu Deus, quando sairá a tão sonhada viagem às Ilhas Britânicas? 

Callanish Sone by Ian Cowe
Curiosidades (imdb):
* A língua que ninguém compreende, falada pelo jovem MacGuffin, é na verdade um dialeto escocês chamado Doric, originário do nordeste da Escócia e falado em Elgin, cidade natal do dublador Kevin McKidd.

* O nome de Lord MacIntosh (ou McIntosh) é um sobrenome escocês bastante comum e também o nome de uma conhecida variedade de maçã. É uma referência ao computador Apple. Steve Jobs, além de ser um dos fundadores da Apple, teve um papel importante na Pixar. O filme é dedicado a Jobs com as seguintes palavras nos créditos finais: "Dedicado à memória de Steve Jobs, nosso parceiro, mentor e amigo." MacIntosh também é uma referência às repetidas vezes em que Merida é interrompida quando morde uma maçã, modos desaprovados pela rainha Elinor, para quem uma princesa só deveria comer frutas à mesa, usando talheres.

* No cinema, um MacGuffin é algo que o protagonista quer conseguir e o antagonista quer evitar que ele obtenha. Alfred Hitchcock popularizou o tema, contando uma história sobre dois homens que compartilhavam a cabine num trem. Quando o segundo homem entra, coloca um objeto de aparência estranha no bagageiro. O primeiro homem pergunta o que é aquela engenhoca. O Segundo Homem diz: "É um MacGuffin." Primeiro Homem: "O que é um MacGuffin?" Segundo homem: "É um dispositivo para caçar leões nas Terras Altas escocesas." Primeiro Homem: "Mas não há leões nas Terras Altas da Escócia." Segundo Homem: "Então não existe MacGuffin." A questão é que nos filmes de Hitchcock muitas vezes não importa qual o dispositivo que conduz a trama - o que importa é que é uma coisa que todos querem obter. Lord MacGuffin, Lord Dingwall, Lord MacIntosh e seus filhos são o oposto do que Merida deseja e fará o possível para evitar.

* O jogo de xadrez no quarto de Merida é o famoso Lewis Chessmen do século XII, descoberto na Escócia em 1831.

* Brenda Chapman inspirou-se em sua própria filha para criar Merida, enquanto Elinor foi vagamente baseada em si mesma. Acho que se assemelham a todas as mães e filhas desse mundo...

dailymail
* O fenômeno da cachoeira iluminada realmente existe. Foi registrado pela primeira vez em 1973 em Yosemite Park, EUA, pelo fotógrafo Galen Rowell. Em fevereiro, ao nascer do sol, a efêmera Horsetail Fall cai do alto de Glacier Point, parecendo um rio de lava vermelha.

Diretor: Mark Andrews, Brenda Chapman, Steve Purcell
Roteiro: Mark Andrews & Steve Purcell e Brenda Chapman & Irene Mecchi, baseado em história de Brenda Chapman
Musica: Patrick Doyle
Vozes: Kelly Macdonald (Merida), Emma Thompson (Elinor), Billy Connolly (Fergus), Julie Walters (The Witch), Robbie Coltrane (Lord Dingwall), Craig Ferguson (Lord MacIntosh), Kevin McKidd (LordMacGuffin e Jovem MacGuffin)
Distribuidora: Disney

Sem Asterisco - interessante
* bom
** ótimo
*** excelente

6 comentários:

renatocinema disse...

Peguei o filme apenas pelos ótimos elogios que li, ao longo de seu lançamento e pela produção de meu ídolo Del Toro.

Mas, estou preferindo não ler mais comentários.....quando ver, no feriado, volto aqui para dizer o que achei.

abs

Stella disse...

Estarei esperando, Renato...

bruno knott disse...

esse ano não está tão bom em termos de animações, mas parece que Valente é muito bom.

o time de dubladores me parece muito bom tb. gostei da descrição da voz da emma thompson hehe

e tb pretendo um dia fazer uma visita a escócia...só faltam os fundos!

Stella disse...

Pois é, Bruno, ainda me faltam exatamente os fundos...

Tabibito-san disse...

Olá Stella Daudt.(15)


Se não muito me engano,o trailer/comercial exibido na Rede Globo não fazia muito pouco jus à dureza da lição da aventura nórdica da ruivinha confiante e despenteada.Era mais vespertina e necessitava menos do trio de irmãos para aliviar comicamente,mas é edição é edição e aquilo não deveria durar nem 30 segundos na tv,até eu posso deixar estar passando contextos etc.

A animação com "bárbaros europeus" me levanta suspeitas de investirem mais em decisões adultas,como a relação de entendimento mútuo *Spoiler: A relativa troca de corpos está numa posição bem menos engraçada do que o cliché,o comum *Fim de Spoiler*

Vendo até o fim dos créditos cheguei a ler a mensagem ao falecido Jobs[Quanta constância nas referências.].Creio ainda que essas referencias ao país podem ter sido de sua pesquisa pessoal ou ao menos um belo achado para um sonho de viagem a realizar.

Como fã do país e do filme[Outras pessoas se apaixonam pelo espírito intrépido de Merida,vê-se em comentários ],denota-se pelo discorrer no número de parágrafos.E quanto a mim,gostei dos "exotismos[termo abrangente].


Tchau.(15)

Stella disse...

Olá Tabibito-san!
Admiro bastante a cultura e o espírito dos britânicos. Minha viagem dos sonhos inclui conhecer o campo e até as pequenas cidades da Grã-Bretanha e Irlanda. Que outro povo tem tanta curiosidade sobre países exóticos e um olhar tão divertido sobre a vida?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner