Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Operação Presente

Arthur Christmas * *
(2011) 97 min (Livre)

Em 25 de novembro, a pequena Gwen Hines coloca um envelope cor-de-rosa na caixa do correio de Trelew, Cornualha, aquele condado na ponta sudoeste da Inglaterra. O destino da carta é o Polo Norte. No dia 2 de dezembro, a carta chega às mãos de Arthur, o encarregado do departamento de correspondência e filho caçula do Papai Noel. Gwen tem muitas perguntas para o bom velhinho. "Você existe mesmo?", "Se você mora no Polo Norte, como é que não vejo sua casa quando procuro no Google Earth?", "O senhor é São Nicolau?", "Quantos cookies e tortas já comeu todos esses anos?", "Como consegue visitar todo mundo numa só noite?". No final da carta, Gwen pede uma bicicletinha rosa com rodinhas.

Na véspera do Natal, milhares de elfos operam a nave super moderna S-1 (Papai Noel é chamado Santa Claus nos países de língua inglesa), que substituiu o antigo trenó puxado por nove renas. A sofisticada nave viaja 12 milhões de quilômetros a cada missão e tem um sistema de camuflagem que mimetiza qualquer céu e ambiente, não sendo detectada pelos modernos sistemas de defesa dos países que sobrevoa. Na noite de 24 de dezembro, os elfos preparam, embrulham e entregam 2 bilhões de presentes, chefiados pelo primogênito do casal Noel. Steve está confiante, a operação "Papai Noel Não Se Esquece de Ninguém" transcorre dentro do esquema programado.

Tudo parece pronto para a grande noite. Mamãe Noel dá atenção ao sogro rabugento antes de visitar o hospital de elfos, Arthur faz companhia ao avô e, no controle da missão, os elfos monitoram as entregas ao vivo. Subitamente o alerta vermelho soa porque um menino despertou enquanto Papai Noel ainda estava em sua casa. Assustado com o fato, um dos ajudantes se atrapalha, aperta o botão errado e um dos brinquedos fica para trás. Gwen não vai receber sua bicicletinha cor-de-rosa? Isso Arthur não pode suportar. 

Operação Presente é engraçado, bonito, inspirado, como tantas produções inglesas. O elenco de vozes na trilha original é impecável. O filme divertirá toda família, e só não ganhou 3 estrelas por deixar de lado o verdadeiro significado desta festa tão linda. Mas, se nós adicionarmos a lembrança da doçura do primeiro Natal, nos impregnaremos do espirito de boa vontade, abriremos o coração para comemorar em alegria e paz. Então o filme terá cumprido sua verdadeira missão, nos ajudando a entrar no clima e celebrar o melhor de todos os Natais.

Curiosidades:
* As 9 renas que puxam o trenó do Papai Noel chamam-se Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. Rudolph é a que tem o nariz vermelho e vai na frente, guiando as outras nas tempestades. Em português são chamadas: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.

* A agência que controla o espaço aéreo americano (North American Aerospace Defense Command) também instalou um "Santa Tracker" ("Rastreador de Santa Claus") em sete idiomas, onde se pode ver a localização atual e as próximas paradas de Papai Noel, acompanhado de suas legendárias renas. O programa de rastreamento do Papai Noel pela agência é uma tradição que data de 1955, quando um anúncio no jornal Colorado veio com o número telefônico para conectar as crianças com o bom velhinho e algumas chamadas, por erro, caíram numa linha da NORAD (comando de defesa aeroespacial da América do Norte).

* No Brasil, os Correios oficialmente recebem cartas endereçadas ao Papai Noel desde 2001. Em 2008, o serviço conseguiu atender à metade das mensagens, selecionadas de acordo com o contexto ou com o valor financeiro do presente. As cartas são enviadas aos funcionários dos Correios, mas todos os brasileiros podem se voluntariar como um Papai Noel diretamente nas agências do país. (wikipedia)

* Os correios dos países escandinavos também têm programas parecidos, mas preparados para correspondências de todo o planeta, uma vez que a Lapônia é terra dada como sendo oficialmente da origem do Papai Noel. Na Finlândia inclusive, todas as cartas dirigidas a Papai Noel ou Santa Claus, com endereço Lapônia ou Polo Norte, são direcionadas para a agência em Rovaniemi (capital da província laponesa), e segundo a própria agência, o endereço correto é: Santa Claus, 96930, Círculo Polar, Finlândia. As cartas recebidas com remetente recebem uma resposta em oito idiomas diferentes.

Diretora: Sarah Smith
Roteiro: Peter Baybham & Sarah Smith
Musica: Harry Gregson-Williams
Vozes: Jim Broadbent (Papai Noel), Imelda Stauton (Mamãe Noel), James McAvoy (Arthur), Hugh Laurie (Steve), Bill Nighy (Vovô Noel), Ashley Jensen (Bryony), Laura Linney (Computadores do Polo Norte e S-1), Ramona Marquez (Gwen), Michael Palin (Ernie Clicker), Marc Wootton (Peter) e, como outros elfos, Robbie Coltrane, Joan Cusack, Andy Serkis, Dominic West
Distribuidora: Sony Pictures Home Entertainment

Sem Asterisco - interessante
* bom
** ótimo
*** excelente

2 comentários:

bruno knott disse...

Já que 2012 não foi muito bom em termos de animações, acho que essa é uma boa pedida!!! A propósito, o time de dubladores é muito bom.

Stella disse...

Pois é Bruno, com um time desses, não dá para resistir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner