Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

O Amante da Rainha

En Kongelig Affære * *
A Royal Affair
(2012) 138 min (14 anos)

Dinamarca, 1766 - A princesa Caroline Mathilde está sendo preparada para casar-se com Christian VII, seu primo distante e rei da Dinamarca. Aos quinze anos, a irmã do rei George III da Inglaterra tem tudo para agradar o mais exigente dos homens. É gentil, bonita, modesta, toca piano como um anjo e tem postura de rainha. Mas o imaturo Christian não está pronto para aceitar mais uma imposição do papel de soberano, sentindo-se aprisionado pelas obrigações do cargo. Ele gosta mesmo é de beber, brigar e farrear em bordéis. O conselheiro, que efetivamente governa o país, permite suas extravagâncias desde que assine os papéis necessários na manhã seguinte. 

Se não escolheu a esposa, Christian deve selecionar seu novo médico particular. Depois de uma entrevista, onde as citações literárias orientam a conversa, a escolha real recai sobre o doutor Johann Struensee, um alemão adepto do iluminismo e sedento por reformas que melhorem a vida do povo dinamarquês. Struensee relaciona-se com a parte sã da personalidade instável do jovem monarca e, a cada dia, aumenta sua influência sobre Christian, promovendo melhorias no reino. A rainha e Johann comungam das mesmas ideias e, logo, estarão dividindo o mesmo leito. A madrasta do rei vê nesse relacionamento a oportunidade de aproximar seu próprio filho do poder e trama com todos os que se sentiram prejudicados pelo aumento da influência do médico real.

Já sabemos que o poder absoluto corrompe absolutamente. O roteiro de "O Amante da Rainha" mostra como mesmo um liberal em prol do bem comum pode sucumbir diante da vertigem do poder sem limites. O doutor alemão não escapa da sina de qualquer ditador que já passou por esse planeta. Cheio das melhores intenções, Struensee proibe a tortura, promove o saneamento básico, reforma as escolas, acaba com a censura e limita os privilégios da aristocracia. Mas, à medida em absorve cada vez mais funções executivas, Johann cultiva inimizades e transforma-se num tirano, menosprezando Christian e restabelecendo a censura para manter o cargo. O filme de Nicolaj Arcel consegue ser bonito, didático e emocionante, misturando intriga, escândalo, drama e romance. Colecionou alguns merecidos prêmios no circuito cinematográfico.
Christian VII

Diretor: Nicolaj Arcel
Roteiro: Rasmus Heisterberg e Nicolaj Arcel, baseado no livro de Bodil Steensen-Leth (Prinsesse af blodet)
Musica: Cyrille Aufort, Gabriel Yared
Fotografia: Rasmus Videbæk
Elenco: Mads Mikkelsen, Alicia Vikander, Mikkel Følsgaard, Trine Dyrholm, David Dencik, Harriet Walter
Distribuidora: Paramount

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

4 comentários:

bruno knott disse...

"O filme de Nicolaj Arcel consegue ser bonito, didático e emocionante, misturando intriga, escândalo, drama e romance."

100%!

Assisti a poucos filmes dinamarqueses, mas todos eles possuem um algo a mais, como é o caso deste.

Temos que ressaltar também o ótimo trabalho de Mads Mikkelsen, que está ainda melhor em A Caça, outro grande filme de 2013.

Stella disse...

Bem lembrado, Bruno, o Mads Mikkelsen veste o personagem do doutor idealista como uma luva. Ainda não assisti A Caça, Bruno. Como demora para chegar aqui o DVD!

Filmes, séries e filosofia disse...

Gostei de saber de mais um filme no estilo. Seu site é perfeito e adorei a valorização de filmes incomuns e nacionais. veja meu site e troquemos links. abraço

Stella disse...

Mariano, obrigada pela visita e pelo comentário tão simpático. Vou lá conhecer seu site. Um abraço, S.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner