Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 7 de setembro de 2013

Minha Mãe é uma Peça: o Filme

Minha Mãe é uma Peça * *
(2013) 84 min (12 anos)
A gente tá numa idade em que não pode esconder mais nada não, porque em dois minutos esquece o esconderijo...

Brasil - Dona Hermínia vive de rolinho nos cabelos, é braba, não tem papas na língua - diz o que lhe vem à cabeça para a família ou na reunião de condomínio. A dona-de-casa barraqueira separou-se recentemente, não atura a namorada do marido e só pensa no casal de filhos adolescentes, Juliano e Marcelina. O mais velho, Garib, recebe menos atenção da mãe porque mora em Brasília e nunca lhe causou problemas. Quando Hermínia ouve pelo telefone o que os filhos mais novos pensam dela, arruma a mala e vai passar um tempo na casa da tia Zélia, senhora idosa que sabe aproveitar a vida. Mas a empregada Waldeia está de férias, o que será de Juliano e Marcelina sem a mamãe chata?

"Minha Mãe é uma Peça" tem feito uma carreira de sucesso, mas me foi recomendada mesmo pela Jô, minha amiga de muitos anos, braço direito e esquerdo, fazedora de bolo de aipim e estilista pessoal. Não saio para um casamento sem sua aprovação quanto ao figurino. Jô é também a melhor ouvinte para uma história. Se solidariza nas horas tristes e dá gargalhadas nos bons momentos. Quando ela me sugeriu esse filme, não hesitei nem consultei o imdb; a opinião da Jô basta, ela não costuma se enganar.

A personagem de Dona Hermínia me é bastante familiar, todas as mães têm um pouco da exuberante e mal-humorada dona-de-casa de Niterói. Só não externamos tão livremente o que sentimos, mas as eternas preocupações com os filhos pululam dentro de cada uma de nós, desde o primeiro instante em que nos sabemos grávidas. "É normal? Está respirando? Comeu direito? Como foi a prova? Passou de ano? Já chegou? Conseguiu o trabalho?" 

Se a comédia de Paulo Gustavo me fez rir enquanto tia Zelia dançava ao som de "Sandra Rosa Madalena", na voz de Sidney Magal, também me emocionou nas palavras de Hermínia: "Quando uma mãe perde um filho, todas as mães do mundo perdem também". Quem chorou com a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, sabe do que ela está falando. Os cenários de Niterói mostram o quanto a cidade é linda e dá vontade de conhecer melhor. Um filmaço, e todinho brasileiro. É para encher de orgulho ou não?
Tia Zelia e Herminia

Diretor: Andre Pellenz
Roteiro: Paulo Gustavo e Fil Braz, Rafael Dragaud, inspirado na peça de Paulo Gustavo
Musica: Plinio Profeta
Fotografia: Nonato Estrela
Elenco: Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier, Suely Franco, Herson Capri, Ingrid Guimarães, Samanta Schmütz, Monica Martelli, Bruno Bebianno, Jefferson Schroeder
Distribuidora: Paris Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

Um comentário:

Tabibito-san disse...

Olá Stella Daudt.(57)


A Dona Hermínia de Paulo Gustavo tem um falar tão acelerado,ligado no 220 volts é esse cara,levou um tempinho para eu me acostumar que esse falante do teatro e travestido de mãe não cessa para respirar.A mãe dele não é bem assim quando ela dá entrevistas na televisão,entretanto muito desbocada ou dando tiradas como a do esquecimento no alto da pagina ela é,por exemplo: Envergonhar Fátima Bernardes ao elogiar muito desejosa o William Bonner.

Acostumando com a mãe sem noção **SPOILERS* Fazer o filho Juliano ficar de cueca do lado da festa do pijama na boate e passar a maior vergonha na Marcelina lá dentro. Oo *FIM DE SPOILERS** e com muita noção de vida("Quando uma mãe perde um filho, todas as mães do mundo perdem também") e com o merchandising inicial bem primááário dos filmes brasileiros,eu fui a curtir... :)


Tchau.(57)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner