Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 17 de novembro de 2013

Ressurreição

Resurrezione *
(2001) 185 min (14 anos) minissérie da RAI

Russia, Moscou, final do século XIX - Tem início o processo contra Kátia Máslova, uma prostituta injustamente acusada de ter roubado e envenenado um cliente. Entre os jurados está o príncipe Dmitri Ivánovitch Nekhliudov, que reconhece a acusada, a quem seduzira 10 anos antes. Kátia era órfã e morava de favor na casa da tia de Dmitri, de onde foi expulsa quando revelou-se sua gravidez. O que realmente chocou a jovem foi o príncipe ter lhe oferecido dinheiro ao partir, tratando-a como uma prostituta. Kátia ainda tentou trabalhar em casa de família, mas sua aparência agradável só lhe causou problemas. Sem ter a quem recorrer, entregou-se à prostituição e à bebida. Roído pelo remorso, o príncipe abandona a vida confortável na cidade, depois que fracassam todos os recursos possíveis para libertar a ré, e segue Kátia em seu exílio na Sibéria. (adaptado da capa do DVD)

Ao tomar consciência de quanto suas atitudes passadas arruinaram o destino da jovem Katiuscia, Dmitri não mede esforços para reparar o erro e empenha sua vida para resgatar a dela. Inicialmente revoltada com a presença de Nekhliudov, Katia vê aflorar gradualmente sentimentos de ternura que há muito sufocara. Os octogenarios irmãos Taviani dirigiram e adaptaram o romance escrito pelo conde russo Lev Nikolayevich Tolstoy. É uma história sobre paixão, miséria, injustiça e liberdade, levada à tela por um elenco exemplar. A sempre bela Marina Vlady interpreta a tia Duquesa do príncipe. Linda música e excelente reconstituição de época.

Curiosidade
* Leon Tolstoy também escreveu "Guerra e Paz" e "Anna Karenina", seus romances mais famosos. Uma outra obra, menos conhecida, mas de grande repercussão no século XX, foi "The Kingdom of God Is Within You", inspirada no Sermão da Montanha. O livro influenciou Gandhi com seus ideais de resistência pacífica. Os dois se corresponderam até a morte do escritor russo, em 1910. Martin Luther King foi outro líder influenciado pela obra de inspiração cristã de Tolstoy. (Wikipedia)

Tolstoy (1908)
Diretores: Paolo e Vittorio Taviani (Cesar Deve Morrer)
Roteiro: Paolo e Vittorio Taviani, baseado no romance "Voskresenie", de Leon Tolstoy
Musica: Nicola Piovani, Fryderyk Chopin,Pëtr Il'ič Čajkovskij
Fotografia: Franco Di Giacomo (O Carteiro e o Poeta)
Elenco: Stefania Rocca, Timothy Peach, Marie Bäumer, Cécile Bois, Eva Christian, Marina Vlady, Giulio Scarpati, Antonella Ponziani
Distribuidora: Versátil

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner