Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Cristo Parou em Eboli

Cristo Si È Fermato a Eboli *
(1979) 150 min (14 anos)


Italia - Deus fecha uma porta e abre outras. Depois que Tomás deixou a locadora Guimarães e foi estudar cinema, deixei de contar com sua orientação diária para alugar os DVDs que, por mim mesma, talvez não arriscasse. Mas, então, conheci os blogs de jovens cinéfilos que desbravam o mundo do cinema e partilham uma orientação valiosa. Bruno Knott, do blog “Cultura Intratecal”, Wanderley Teixeira (Chovendo Sapos), Matheus Pannebecker (Cinema e Argumento), Rafael Carvalho (Moviola Digital), Gustavo Razera (Cine Cápsulas) e Caio Amaral (Profissão: Cinéfilo) têm atualizado seus leitores com extrema competência e grande amor pelo cinema. Nesse grupo também incluo o Sergio Vaz, de “50 Anos de Filmes”, um jovem em espírito, igualmente apaixonado pela sétima arte. Para todos nós, filmes são essenciais.

Os atendentes da vídeo-locadora já conhecem minha preferência por lançamentos e minha relutância em alugar títulos mais antigos. Abro uma exceção apenas para os filmes de língua italiana, para alegria de Aline Leal, brava professoressa do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro. Imagino que a ela agradará muito esse “Cristo Parou em Éboli”, inspirado no romance autobiográfico de Carlo Levi.

Carlo Levi formou-se em medicina, mas nunca exerceu a profissão. Por suas ideias anti-fascistas, o pintor e escritor de Torino foi preso em 1935 e removido para a pequeníssima Gagliano, vila próxima a Eboli, só lembrada pelo poder de Roma na hora de cobrar impostos. Em Éboli havia trem, telégrafo e jornal, ao contrário da miserável Gagliano. Nos dois anos do exílio, os negligenciados camponeses aprenderam a confiar no homem simples da cidade grande que se condoeu de seu sofrimento. Uma bela historia baseada em fatos reais. "Cristo Parou em Eboli" ganhou o BAFTA de Melhor Filme em Língua Estrangeira, em 1983. Os olhos expressivos de Gian Maria Volonté não foram premiados, mas mereciam.

As filmagens aconteceram em Matera, Craco, Aliano (onde se desenvolve a historia original) e Guardia Perticara.

Diretor: Francesco Rosi
Carlo Levi em 1947 (wikipedia)
Roteiro: Francesco Rosi & Tonino Guerra & Raffaele La Capria, baseado no livro de Carlo Levi
Musica: Piero Piccioni
Fotografia: Pasqualino De Santis
Elenco: Gian Maria Volonté, Irene Papas, Paolo Bonacelli, Alain Cuny, Lea Massari, François Simon, Luigi Infantino, Francesco Callari, Carmelo Lauria.
Distribuidora: Cult Classic DVD

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

renatocinema disse...

Amigo que saudade dos tempos de conversa fiada nas locadoras, que estão morrendo com a pirataria.

Mateus, o Balconista e O Balconista mostram muito bem isso.

abs

Stella disse...

Renato, acho que o golpe fatal nas locadoras tem sido a NOW e não a pirataria. Distribuidoras e clientes estão dando um tiro no pé. Se as locadoras fecham, onde vamos assistir os filmes independentes, os europeus, iranianos, etc? Ficaremos limitados à seleção do NOW, um mix de filmes dos maiores estúdios de Hollywood.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner