Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Rio de Fé

Rio de Fé - Um Encontro com Papa Francisco * * *
(2013) 85 min ( Livre)

Rio de Janeiro - Quando ainda morava em Cracóvia, o Bispo Karol Józef Wojtyla tinha o hábito de reunir-se com jovens universitários. Mais tarde, já como Papa João Paulo II, quis retomar esses encontros mas foi dissuadido, com o argumento de que eram difíceis os universitários romanos. Quem disse que era fácil desencorajar o Papa polonês? Por sua iniciativa nasceu a Jornada Mundial da Juventude, em 1986. 

Seu sucessor, o Papa Bento XVI, escolheu o Rio de Janeiro como sede da 28ª Jornada. Entre 23 e 28 de julho de 2013, nossa cidade foi invadida por uma horda fiel, entusiasmada e ordeira de jovens de todas as idades, que veio saudar o Papa Francisco, da Argentina, o primeiro pontífice jesuíta e latino-americano. Calcula-se que estavam presentes, nas areias da praia de Copacabana, três milhões e setecentas mil pessoas para a Missa de Envio. O documentário "Rio de Fé" resultou alegre como a semana do evento, que deixou saudade nos cariocas. 

Cinco equipes de cinegrafistas cobriram a Jornada para o diretor Carlos Diegues. Filmaram a multidão saudando o Papa sorridente, alguns de seus discursos, e a generosidade das famílias e comunidades que receberam os jovens. Tanto havia acolhedores cristãos, como umbandistas e ateus. As câmeras também registraram o diálogo entre judeus, muçulmanos e católicos, assim como o protesto de um grupo radical de feministas exaltadas.

Mas um de meus momentos favoritos foi a chegada do peregrino cearense ao Rio. Ele saiu de Fortaleza e percorreu 3 mil quilômetros até chegar à Catedral Metropolitana - 4 meses e 3 dias depois. Sacudida por muitos risos, dança e oração, a cidade do Rio viveu seus melhores dias. O documentário de Cacá Diegues emociona e revive belos momentos da JMJ-2013. Também vale a pena assistir a entrevista com o diretor, nos extras do DVD.

Missa de Envio em Copacabana

Diretor: Carlos Diegues
Musica: Lucas Vasconcelos
Fotografia: João Atala
Montagem: Daniel Garcia, Mair Tavares
Distribuidora: H2O Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner