Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O Quinto Poder

The Fifth Estate
(2013) 128 min (16 anos)

O matemático e físico australiano Julian Paul Assange precisa de um parceiro em sua cruzada contra a corrupção dos governos e corporações. No Chaos Computer Club, em Berlim, Assange encontra o jornalista Daniel Domscheit-Berg, que também está interessado em ativismo online. Com um pequeno grupo de cooperadores voluntários, por algum tempo Julian e Daniel tocam juntos o WikiLeaks, um site de denúncias que garante o anonimato das fontes de filmes, fotos e documentos secretos.

Vazamentos do site ganharam a primeira página dos jornais. O primeiro alvo foi um banco suíço envolvido em atividades ilegais. Posteriormente o mundo se espantou com o vídeo do ataque de um helicóptero americano em Bagdá. Durante a ocupação do Iraque, os soldados da nave militar assassinaram 12 pessoas, inclusive 2 jornalistas da agência Reuters. Outros documentos relatavam a corrupção no Quênia e a morte de milhares de civis na guerra do Afeganistão. No final de 2010, foram publicados telegramas secretos das embaixadas dos Estados Unidos ao governo do país. O cerco ao fundador do WikiLeaks apertou e forçou-o a pedir asilo à Embaixada do Equador em Londres, onde Assange vive desde 19 de junho de 2012. 

O assunto é palpitante, os fatos são recentes e alguns ainda frescos em nossa memória, embora o ritmo frenético da abertura de "O Quinto Poder" provoque alguma ansiedade. "Vou conseguir acompanhar essa história?" Não há tempo confortável para assentar os dados iniciais, conectando-os com o que já sabemos. Mas a necessidade de reflexão sobre a neutralidade e independência da rede mundial, impõe-nos o esforço. Quem deseja uma rede controlada por governos e corporações? Os usuários preferem liberdade e transparência. Benedict Cumberbatch, brilhante como sempre, impressiona no papel do excêntrico Julian Assange. Ficam as perguntas: "Herói ou Traidor"? Qual o custo de manter segredos numa sociedade livre e quais os custos de revelá-los?

Curiosidade:
Julian Assange e o ator Benedict Cumberbatch
* Julian Assange enviou email para Benedict Cumberbatch, pedindo que não participasse do filme.

* Wikileaks considerou o filme irresponsável, prejudicial e contraprodutivo. 

Diretor: Bill Condon
Roteiro: Josh Singer, baseado nos livros "Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange at the World's Most Dangerous Website", de Daniel Domscheit-Berg, e "WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy", de David Leigh e Luke Harding
Musica: Carter Burwell
Fotografia: Tobias A. Schliessler
Designer de Produção: Mark Tildesley
Diretor de Arte: Thomas Göldner, Denis Schnegg
Elenco: Benedict Cumberbatch, Daniel Brühl, Anthony Mackie, Peter Capaldi, David Thewliss, Alicia Vikander, Stanley Tucci, Laura Linney
Distribuidora: Touchstone

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

3 comentários:

renatocinema disse...

Gostei do texto e da dica.

Só não curti a pergunta: sociedade livre?

Não acho, sinceramente, que vivemos numa sociedade livre.
kkk Abraços amigo.

Stella disse...

Pois é Renato, podia ser mais livre.;-) Também acho. Precisamos ficar atentos para que governos e corporações não tomem o que nos resta de liberdade.
Um abraço,
S.

Anônimo disse...

pretty nice blog, following :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner