Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 22 de junho de 2014

O Moinho e a Cruz

The Mill and the Cross *
(2011) 92 min (16 anos)

Enquanto foram figurativos, os quadros costumavam contar uma história. O filme "O Moinho e a Cruz" dá vida aos personagens da pintura de Pieter Bruegel, o Velho: "The Procession to Calvary" (1564). Rutger Hauer interpreta o pintor em processo de construção de uma encomenda para o colecionador Nicholas Jonghelinck. O tema do quadro é a Paixão de Cristo, ambientada em Flandres, durante a ocupação espanhola dos Países Baixos. Em vez de romanos dominando judeus, são soldados católicos buscando suprimir a reforma protestante.

Jesus é apenas uma das inúmeras figuras no centro do quadro, enquanto sua mãe Maria aparece em primeiro plano, à direita, acompanhada por São João e duas mulheres. Os outros personagens vestem-se como camponeses flamengos do século XVI. Jonghelinck desejava que a pintura expressasse o modo pelo qual as forças espanholas estavam violando corpos e almas do povo. Pieter Bruegel, como artista, é aquele que tem o poder de congelar o tempo num instante. Depois, como antes, a vida continua, entre perseguições, danças e trabalho.

As roupas, o cenário, o uso adequado da computação gráfica, e a cuidadosa seleção de tipos físicos para composição do elenco tornam o filme uma joia a ser apreciada em seu ritmo lento e detalhada riqueza de imagens. O quadro "The Procession to Calvary" está em exibição no Kunsthistorisches Museum, em Viena, ao lado da "Torre de Babel", do mesmo pintor. "O Moinho e a Cruz" é imperdível para quem ama a arte dos grandes mestres da pintura. Para uma análise aprofundada, visite a página  da revista virtual Interartive.

Curiosidade:
* Atualmente, Flandres é a parte norte da Bélgica, onde se fala holandês.

* O filme foi gravado na Polônia, numa região chamada Jura, onde as pedras de cálcio se assemelham à paisagem pintada por Bruegel. Na Nova Zelândia, o diretor Lech Majewski filmou as nuvens, na ilha chamada pelos maoris de "Ilha da nuvem longa".

Diretor: Lech Majewski
Roteiro: Michael Francis Gibson & Lech Majewski, baseado no livro de Gibson
Musica: Józef Skrzek, Lech Majewski
Fotografia: Lech Majewski, Adam Sikora
Designer de Produção: Marcel Slawinski, Katarzyna Sobanska
Diretor de Arte: Stanislaw Porczyk
Elenco: Rutger Hauer, Charlotte Rampling, Michael York, Joanna Litwin, Dorota Lis, Bartosz Capowicz
Distribuidora: Lume Filmes


*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner