Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

O Milagre de Berna

Wunder von Bern, Das *
(The Miracle of Bern)
(2003) 118 min

Diretor: Sönke Wortmann
Roteiro: Sönke Wortmann
Música: Marcel Barsotti
Fotografia: Tom Fährmann
Elenco: Katharina Wackernagel, Birthe Wolter, Mirko Lang, Johana Gastdorf, Peter Lohmeyer, Louis Klamroth.

1954 - Numa cidade mineira da Alemanha do Leste vive Mathias. Ele tem 11 anos e é apaixonado por futebol. Seu pai voltou da Rússia, depois de viver 11 anos como prisioneiro, durante a 2ª Guerra. Ele está mudado e precisa se readaptar à vida em família. Mathias tornou-se amigo de Helmun Rahn, jogador de futebol local, e sonha acompanhá-lo até Berna, onde vai começar a Copa do Mundo. O pai proíbe. O resto da historia é só para quem assistir este filme agradável, e emocionante, até para quem não aprecia o esporte. E viva o Brasil na Copa de 2014!

Curiosidades:
* os atores do time alemão são jogadores na vida real.
* o homem que apresenta as novas chuteiras ao treinador é inicialmente chamado de "Adi". Mais tarde é chamado de Dassler. Foi o fundador da Adidas, companhia de produtos esportivos.
* a parte da família Lubanski é fictícia. Mas há muitos detalhes históricos relacionados ao futebol: cartas, resultado dos jogos, Adi Dassler, reportagens ao vivo.
* Sönke Wortmann queria convidar o jogador Helmut Rahn para a estréia do filme, mas soube que ele tinha morrido na mesma noite.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Em Busca da Felicidade

Have Dreams, Will Travel * *
(2007) 85 min (12 anos)

Diretor: Brad Isaacs                                                                      
Roteiro: Brad Isaacs
Música: Glen Ballard
Fotografia: Steve Mason
Elenco: Cayden Boyd, AnnaSophia Robb, Val Kilmer, Matthew Modine, Lara Flynn Boyle, Heather Graham, Dylan McDermott
Distribuidora: Focus Filmes

1960, Texas - Ben tem 12 anos. Seu pai passa o tempo livre construindo um bote, embora não tenha aonde usá-lo. A mãe é apaixonada por artistas de cinema e alheia ao filho. Quando ocorre um acidente na estrada, perto da casa, a família acolhe uma adolescente que sobrevive. Cassie é muito articulada, interessante, ensina ao amigo como investir nos sonhos e fugir da mediocridade. Pela primeira vez na vida, Ben percebe o que é gostar de alguém.

Quando a menina decide partir em busca dos tios, em Baltimore, ele decide ir com ela. Chegando lá, Cassie começa a mudar. Ben descobre que amar é não desistir. Também nós aprendemos com Cassie a nos interessarmos, escutarmos, valorizarmos a pessoa que amamos. O sentimento tem que ser transformado em fatos concretos, gentilezas, ajuda. Todos os meios científicos empregados na cura física e emocional das pessoas não substitui o carinho amoroso que possibilita ver longe, ver fundo, ver a pessoa como um todo; o que, às vezes, escapa aos especialistas.

Repare como a fotografia é usada para recriar o visual dos filmes da década de 60. Particularmente acho meio aflitivo. Preferia uma imagem nítida, mas "Em Busca da Felicidade" tem outros méritos.

A locação foi feita em Albuquerque, Belen e Los Lunas, no Novo México. 'Dream It Out Loud', a música dos créditos finais, de autoria de Glen Ballard, e cantada por Lissie, é linda e despertou bastante curiosidade.

O músico Steve Klenke gravou a parte do trumpete e ensinou os atores Dylan McDermot e Cayden Boyd a tocarem o básico do instrumento. O filme estreou no Brasil direto em DVD. A companhia responsável nos EUA faliu quando a pos-produção já estava terminada, por isso "Em Busca da Felicidade" não foi lançado na América do Norte.

Há dois vídeos de Dream it out Loud no Youtube. Um baixado por Sloan xt (com a foto da capa) e outro um upload de 12fgfgfg (com cenas do filme).

sábado, 27 de outubro de 2007

Assassinato em Gosford Park

Gosford Park * * *
(2001) 137 min

Diretor: Robert Altman
Roteiro: Julian Fellowes baseado em idéias de Robert Altman e Bob Balaban
Música: Patrick Doyle
Fotografia: Andrew Dunn
Elenco: Maggie Smith, Michael Gambon, Jeremy Northan, Kristin Scott Thomas, Ryan Phillippe, Stephen Fry, Helen Mirren, Emily Watson, Kelly McDonald, Alan Bates

1932, Inglaterra - Sir William McCordle tem uma bela casa de campo. Ele e a jovem Lady Sylvia convidam amigos e parentes para uma caçada de fim-de-semana. O mordomo, Mr. Jennings, e a governanta, Mrs. Wilson, organizam a mansão e o exército de servidores da casa e dos que chegam como convidados. O relacionamento entre patrões e empregados obedece a uma hierarquia rígida. Apesar dos vínculos afetivos, há inveja, rancor e hipocrisia entre os convivas. Segredos antigos e um perigo presente pairam sobre os participantes dos almoços e jantares. Quando o crime ocorre, o desajeitado inspetor Thompson é o menos interessado na solução do mistério. A jovem escocesa Mary Maceachran (acompanhante de Lady Trentham), inexperiente, simples, humilde, parece ser a única inocente. É a personagem com quem se desenvolve quase imediata empatia. O excesso de personagens induz a certa confusão sobre o relacionamento entre eles. Se necessário, veja de novo, dê uma pausa, volte, mas não perca esta prova de que cinema é arte.

A ambientação é primorosa, e o desempenho dos artistas mereceu o prêmio da Associação de Críticos de Cinema, para todo o elenco. Oscar de Melhor Roteiro.

Curiosidades:
* as jóias usadas no filme são todas verdadeiras e foram protegidas por guardas armados todos os dias.
* a câmera está sempre se movendo, ainda que pouco, em cada tomada.
* Ivor Novello, interpretado por Jeremy Northan, foi um ídolo das matinês em Londres. Compunha e cantava. Trabalhou com Hitchcock no cinema mudo, em "The Lodger" (1927). Como tinha uma bela voz, participou da versão falada, em 1932.
* Nos comentários do DVD, Altman explica que colocou alguns palavrões no roteiro para que o filme fosse proibido para menores. Ele achava que as crianças não se interessariam pelo seu filme e queria mantê-los longe (especialmente os meninos de 14 anos).


Maggie Smith está esplêndida em todas as cenas em que aparece!

Uma Mulher contra Hitler

Sophie Scholl *
(2005) 117 min

Diretor: Marc Rothemund
Roteiro: Fred Breinesdorfer
Música: Reinhold Heil, Johnny Klimek
Fotografia: Martin Langer
Elenco: Julia Jentsch, Fabian Hinrichs, Florian Stetter

Sophie Magdalena Scholl tinha 21 anos quando foi julgada, junto com seu irmão Hans, pelo governo nazista. Hans e Sophie eram membro do movimento pacífico da resistência Rosa Branca. Tendo mimeografado mais exemplares de um
panfleto do que poderiam enviar pelo correio, resolveram distribuí-los na Universidade de Munique. Foram presos pela Gestapo. O filme trata do julgamento dos irmãos e de seu amigo casado Christoph Probst.
O sacrifício dos jovens não foi em vão. C
ópias do manifesto Rosa Branca foram contrabandeadas para a Escandinavia e daí para a Inglaterra, onde os Aliados imprimiram milhões de cópias do "Manifesto dos estudantes de Munique" que foram subsequentemente lançadas sobre as cidades alemãs.

Curiosidades:
* As filmagens foram realizadas em ordem cronológica.
* Enquanto passam os créditos, são mostradas imagens reais de Sophie, Hans e Christoph.
* Algumas cenas foram feitas na própria Universidade de Munique.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O Homem que não vendeu sua Alma

A Man for all Seasons
(1966) 120 min

Diretor: Fred Zineman
Roteiro: Robert Bolt
Música: Georges Delerue
Fotografia: Ted Moore
Elenco: Paul Scofield, Robert Shaw, Wendy Hiller, Orson Welles, Susanna York, John Hurt, Vanessa Redgrave.

A história dos últimos 7 anos da vida de Sir Thomas More. Henrique VIII quer separar-se de Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena. Mas ele não recebe a aprovação do Lord Chanceler, que é um fiel católico. Para não trair suas convicções, More deixa o cargo, mas a sua importância é tão grande que, mesmo após a renúncia, o rei continua perseguindo-o, tentando convencê-lo.
Este filme ganhou 6 Oscars; o elenco é impressionante. Apesar de ter sido feito há mais de 4 décadas, permanece como um dos favoritos do público. Está em 243º lugar na lista do imdb.com.

Curiosidades:
* Orson Welles usou uma réplica exata do selo oficial do Cardeal Wolsey
* Vanessa Redgrave recusou o pagamento por sua breve aparição como Ana Bolena (cameo appearance)

Uma Segunda Chance

Regarding Henry *(1991) 103 min

Diretor: Mike Nichols
Roteiro: J. J. Abrams
Música: Hans Zimmer
Fotografia: Giuseppe Rotunno
Elenco: Harrison Ford, Anette Bening, John Leguizamo

Henry Turner é um advogado novaiorquino totalmente dedicado ao trabalho, a ponto de deixar a família em segundo plano. Durante um assalto, ele é ferido. Ao acordar não se lembra de mais nada. Seu renascer é lento, mas ele conta com a ajuda da mulher e da filha pequena. Algumas coisas de sua vida Henry preferia não ter de lembrar.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A Tênue Linha da Morte

The Thin Blue Line *(1988) 98 min

Diretor: Errol Morris
Edição: Paul Barnes
Música: Philip Glass
Fotografia: Stefan Czapsky, Robert Chappell

Em 1976, um policial é assassinado durante uma abordagem a um motorista, no condado de Dallas (Texas). Dez anos depois, o suspeito está no corredor da morte. O diretor Errol Morris, ex-detetive, soube da história por acaso. Convencido da inocência de Randall Adams, ele reconstitui os fatos, alternando depoimentos com a reconstituição do crime. Esta é a radiografia de um erro do sistema judicial americano e se tornou modelo para programas investigativos, como Linha Direta. A trilha sonora e a fotografia são impressionantes. Fazem deste documentário de 1988 um filme clássico.

Marcello uma Vida Doce

Marcello, una Vita Dolce *
(2006) 98 min

Diretor: Mario Canale, Annarosa Morri
Música: Armando Trovajoli
Fotografia: Antonello Branca
Edição: Alessandro Raso

Este documentário é para os que amam Marcello e o cinema italiano. Além do depoimento de suas filhas, Barbara e Chiara, há trechos de filmes e conversas com Fellini, Visconti, Ettore Scola, Sophia Loren, Claudia Cardinale, Philippe Noiret e muitos outros. Mastroianni era um homem simples, ator versátil, pai amoroso, bom amigo e apaixonado pelo trabalho. Uma doce lembrança para todos nós.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Alien, o Oitavo Passageiro

Alien * * *
(1979) 116 min (14 anos)

Nostromo é uma nave comercial de mineração. No caminho de volta para Terra, a tripulação é despertada para investigar um pedido de socorro. Desembarcando num planeta desconhecido, descobrem um veículo espacial abandonado que abriga uma colônia de ovos de uma espécie estranha. Ao levá-los para pesquisa, não imaginam o perigo que os espreita.
Este filme teve continuações; nenhuma tão espetacular quanto o primeiro.

Diretor: Ridley Scott
Roteiro: Dan O'Bannon e Ronald Shusett
Música: Jerry Goldsmith
Fotografia: Derek Vanlint
Edição: David Crowther, Terry Rawlings, Peter Weatherley
Elenco: Sigourney Weaver, Tom Skerritt, Ian Holm, John Hurt, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, Yaphet Kotto.

O Castelo de minha Mae

Le Chateau de ma Mère *
(1990) 99 min

Diretor: Yves Robert
Roteiro: Louis Nucéra, Yves Robert, Jerôme Tonnerre, baseado em romance de Marcel Pagnol
Música: Vladimir Cosma
Fotografia: Robert Alazraki e outros
Elenco: Philippe Caubère, Nathalie Roussel, Julien Ciamaca, Joris Molinas, Didier Pain

França - Joseph, Augustine e os 3 filhos passam várias férias nas colinas da Provence. O transporte público deixa-os longe da casa. Um ex-aluno de Joseph lhes mostra um atalho, oferecendo uma chave que abre todos os portões das propriedades no caminho. O professor reluta, mas acaba guardando a chave para uma emergência. É sempre com apreensão que encurtam a viagem desta forma. Além de reencontrar seu amigo Lili, Marcel conhece Isabelle, seu primeiro amor. O filme é uma celebração da vida em família e das amizades.

A Gloria de meu Pai

La Gloire de mon Père *
(My Father's Glory)
(1990) 110 min
Diretor: Yves Robert
Roteiro: Louis Nucéra, Yves Robert, Jerôme Tonnerre, baseado em romance de Marcel Pagnol
Música: Vladimir Cosma
Fotografia: Robert Alazraki e outros
Elenco: Philippe Caubère, Nathalie Roussel, Julien Ciamaca, Joris Molinas

O professor Joseph, e sua mulher Augustine, levam os filhos para uma casa de campo no sul da França, onde passam férias inesquecíveis. Lá, Marcel conhece Lili, que lhe desvenda os segredos das colinas da Provence e se torna seu grande amigo. Os dois meninos vivem as mais diversas aventuras. Baseado nas lembranças autobiográficas do escritor francês Marcel Pagnol. É seguido pelo filme "O Castelo de minha Mãe".

sábado, 20 de outubro de 2007

Reine sobre Mim

Reign Over Me
(2007) 124 min (14 anos)

Diretor: Mike Bender
Roteiro: Mike Bender
Música: Rolfe Kent
Fotografia: Russ T. Alsobrook
Elenco: Adam Sandler, Don Cheadle, Jada Pinkett Smith, Liv Tyler, Saffron Burrows, Donald Sutherland, Mike Binder

Rir e chorar, chorar e rir, é o que se faz neste filme sobre a necessidade de comunicação. O dentista Alan Johnson é um bom homem, bem sucedido, casado com uma bela mulher, com quem tem filhas lindas e saudáveis. Ele tem tudo. Mas falta algo em sua vida: alguém com quem conversar, e ele não sabe se comunicar. Um dia, ele vê seu colega na faculdade, Charlie Fineman, andando pelas ruas da cidade de patinete, com fones no ouvido. Charlie também precisa de alguém com quem falar. Só que ele ainda não está pronto. Assistindo ao filme você verá como um ajuda o outro, e como "Sempre há algo a ser dito quando se tem um bom amigo."

Há coisas muito interessantes neste filme. O que é um bom ouvinte?
Aquele que escuta e não julga. Como diz Alan a sua filha mais velha: "Não julgue os outros. Isso não é educado." Eis algo a ser lembrado e relembrado. Mães e esposas tendem a esquecer. Com todo nosso amor, e ansiedade, queremos encher a cabeça dos filhos, e marido, com os nossos conselhos, para o seu bem, e esquecemos de ouvir, saber sobre seus sentimentos e emoções. O afastamento é inevitável...
Este filme lembra um outro: "Shirley Valentine" sentia-se tão sozinha que falava com as pedras e com a parede.

Curiosidades:
* Tom Cruise e Brad Pitt foram considerados para os papéis principais. Acho que o filme ganhou muito com Adam Sandler e Don Cheade, que têm muita sutileza e senso de humor para intercalar no meio do drama.
* Para quem aprecia a fotografia: usaram-se as novas lentes de alta definição "Genesis", da Panasonic, que permite a filmagem à noite, sem luzes extras. Com isso ganhou-se profundidade de campo; era possível ver muitos quarteirões de distância. "Mesmo que você não note, você sente que está dentro da cidade de Nova Iorque e não fora, assistindo a um filme sobre NY." (Mike Binder)
* No canto esquerdo da mesa da recepcionista, há um adesivo com os números 01.20.09 (20 de janeiro de 2009), data do último dia de trabalho de George Bush como presidente dos EUA.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Feliz Natal

Joyeux Noël * *
Merry Christmas
(2005) 115 min (14 anos)


1914, Véspera de Natal - Soldados franceses, alemães e escoceses preparam-se para festejar da melhor maneira possível a maior festa cristã, nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Eles só não imaginam de que maneira terminará esta noite mágica. Depois que o tenor alemão Nikolaus Sprink e a soprano Anna Sörensen cantam "Noite Feliz" e "Adeste Fidelis", os escoceses respondem com sua gaita e os franceses aplaudem. O padre celebra a Missa do Galo. Todos vivem um momento de trégua e confraternização, que aconteceu na realidade. Posteriormente os oficiais e as tropas foram punidos por confraternizarem com o inimigo em tempo de guerra.

O tenor Nikolaus Sprink foi inspirado no cantor lírico Walter Kirchhoff. Não era soldado, mas atuou numa trincheira alemã no Natal de 1914. Um oficial francês que havia assistido na Ópera de Paris, em 1912, reconheceu sua voz e começou a aplaudir. E Kirchhoff cruzou a terra de ninguém para saudar seu admirador.

Curiosidade:
* Locações na França, Alemanha, Romania e Escócia



Diretor: Christian Carion
Roteiro: Christian Carion
Fotografia: Walther van den Ende
Música: Philippe Rombi
Elenco: Benno Fürmann, Diane Kruger (Anna Sörensen), Michel Serrault, Guillaume Canet, Gary Lewis, Dany Boon, Daniel Brühl, Ian Richardson, Alex Ferns, Natalie Dessay (voz de Anna Sörensen)
Distribuidora: Sony Pictures

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Sintonia de Amor

Sleepless in Seattle * * *
(1993) 101 min












Diretora:
Nora Ephron
Roteiro: Nora Ephron, Jeff Arch, David S. Ward
Fotografia: SVEN NYKVIST Música: Marc Shaiman
Elenco: Meg Ryan, Tom Hanks, Bill Pullman, Rosie O'Donnell, Ross Malinger, Rob Reiner.

Sam Baldwin é viúvo e mora em Seattle com o filho de 8 anos. Na época do Natal, festa da família, Jonah quer ajudar o pai a encontrar companhia, por isso conta seu caso num programa de rádio. "O que tinha sua mulher de especial? - pergunta a locutora. "Quanto tempo temos de programa?" - responde Sam. Centenas de mulheres lhe escrevem cartas. Entre elas, Annie Reed, que, embora noiva, fica emocionada com as palavras de Sam ao descrever os sentimentos pela esposa falecida. Um encontro é marcado no terraço do Empire State Building.

A trilha sonora é linda e já valeria o filme. Mas a fotografia... é de Sven Nykvist, responsável pelo visual de "Fanny e Alexander" e muitos outros filmes de Ingmar Bergman e alguns de Woody Allen. Só isso já é garantia de beleza e inspiração.

Curiosidades:
* O papel principal foi oferecido a Julia Roberts e Kim Basinger. Ambas recusaram.
* Meg Ryan e Tom Hanks só aparecem juntos na tela durante 2 minutos.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

O Óleo de Lorenzo

Lorenzo's Oil *
(1992) 129 min (Livre)


EUA - Lorenzo Odone, 5 anos, era uma criança alegre e inteligente. Falava 3 línguas e passou alguns anos nas Ilhas Comoros, no Leste Africano. Em Dezembro de 1983, cinco meses antes do seu sexto aniversário, seu comportamento mudou. Na semana da Páscoa de 1984, o Hospital para Crianças de Washington diagnosticou uma doença, tão rara, que não havia sequer pesquisa para uma possível cura. Diante de tal quadro desolador, os pais dos doentes diagnosticados com Adrenoleukodystrofia (ALD) pareciam conformados e limitavam-se a participar de reuniões nas associações. É quando Augusto Odone decide estudar bioquímica e pesquisar por conta própria. Assim, com a ajuda de um idoso cientista inglês em vias de se aposentar, ele descobre e produz o ácido olêico.

"O Óleo de Lorenzo" é baseado em fatos reais. Nos extras do DVD, apresentam-se as pessoas que inspiraram esse belo filme. Meu caçula me perguntou se teríamos feito pelos filhos o mesmo que Augusto e Michaela. Espero que sim, digo-lhe eu. A vontade eu teria e, com a ajuda de Deus, juntaria forças para superar minha ignorância e os obstáculos inimagináveis de tal tarefa. Não posso prometer mais do que isso. Preparem os lenços; é difícil não se comover com a saga dos Odone.

O dr. Moser (interpretado por Peter Ustinov), depois de um desentendimento, reaproximou-se de Augusto Odone, após a morte de Michaela. Lorenzo está com 29 anos (em 2007). Não se sabe se sobrevive por conta das doses do óleo ou pelos intensos cuidados. Substituindo Michaela, voluntários lêem em voz alta muitas histórias para ele. Lorenzo não responde. Augusto continua a esperar por uma cura para seu filho.

Diretor: George Miller
Roteiro: George Miller & Nick Enright
Fotografia: John Seale
Elenco: Nick Nolte, Susan Sarandon, Peter Ustinov, Laura Linney, Ann Hearn, Zack O' Malley Greenburg

Terra das Sombras

Shadowlands * *(1993) 131 min

Durante a década de 30, Jack ensina literatura em Oxford College e é um escritor famoso. Mora num pequeno chalé com o irmão Warnie, solteiro como ele. Levam uma vida rotineira e satisfatória. Um dia, chega uma carta de uma fã americana, que deseja conhecê-lo com seu filho. No encontro com a poetisa Joy Gresham surge uma grande afinidade e um amor que leva ao casamento.

Esse drama adulto é baseado na vida de C. S. Lewis, autor de "As Crônicas de Nárnia" e "Mero Cristianismo". Assim como o amor lhe deu mais vida, levando-o à felicidade, também o tornou vulnerável ao sofrimento pela perda da razão de sua alegria. É Joy quem lhe diz: "Pense que a dor que sentirá então, quando eu não estiver aqui, é parte da felicidade que sente agora. Esse é o trato." Foi preciso tempo para transformar a dor em força, em direção a destinos maiores. Mas é então que o coração, ampliado pelo amor, pode dedicar-se de maneira mais pura e efetiva aos que passam pela nossa vida. "Terra das Sombras" é um dos mais belos filmes já feitos sobre o sentido do sofrimento humano.

Diretor: Richard Attenborough
Roteiro: William Nicholson
Música: George Fenton
Fotografia: Roger Pratt
Elenco: Anthony Hopkins, Debra Winger, John Wood

Amor além da Vida

What Dreams May Come * *
(1998) 113 min

Chris é médico e casado com Annie, uma artista plástica.  Eles têm 2 filhos e se amam. As crianças morrem num acidente e Chris 4 anos depois. Chegando ao céu, estonteante de beleza como os quadros de Annie, Chris reencontra os filhos, mas não a mulher. Descobre que ela está em outro espaço, por ter se suicidado. Para o médico não pode haver felicidade sem Annie e ele vai buscá-la, arriscando-se a também ficar ali para sempre.

O filme não se detem na presença de Deus, mas na idéia de que criamos nosso céu ou inferno. Ao nos fecharmos no círculo vicioso dos próprios pensamentos, eliminamos a possibilidade de mudança. É uma escolha individual, que ressalta a importância de direcionar os pensamentos para o bem. Alimentar idéias depressivas (ou quaisquer outras negativas, como a raiva e a vingança) é o mesmo que envenenar a própria mente. Felizmente hoje em dia há remédios eficientes para as crises e diferentes modalidades de terapia. Boas amizades e fé são um seguro contra o desespero.

Passados 10 anos do lançamento deste filme, as soluções visuais permanecem de uma beleza estonteante. É ver, para crer. Quanto ao Amor verdadeiro, vivenciado por Chris, é o que todo humano sonha para si. Ampliar a capacidade de amar, ser agradável e prestativo conduz à verdadeira felicidade. Lembrei-me de "Fim de Caso", baseado em romance de Graham Greene, onde um grande amor leva à compreensão até da infidelidade e à partilha de cuidados, em benefício da amada. A capacidade do ser humano para a grandeza é admirável.

Curiosidades:
* Quando Chris vai à cidade no Céu, entre as pessoas voando, estão personagens de Peter Pan (Wendy, Michael, John) e Mary Poppins. (Mas não achei Sininho no Inferno... hehehe)
*A mãe do diretor está entre as pessoas que voam na Biblioteca.
* O título em inglês vem de Hamlet, de Shakeaspeare (Act 3, Scene 1): "To sleep: perchance to dream: ay, there's the rub; For in that sleep of death what dreams may come When we have shuffled off this mortal coil must give us pause..."

Diretor: Vincent Ward
Roteiro: Ronald Bass, baseado em romance de Richard Matheson
Fotografia: Eduardo Serra, esse lisboeta maravilhoso! Responsável pelo visual de Diamante de Sangue, Moça do Brinco de Pérola, Corpo Fechado.
Música: Michael Kamen
Elenco: Robin Williams, Cuba Gooding Jr., Annabella Sciorra, Max Von Sydow.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

O Diabo veste Prada

The Devil Wears Prada * *
(2006) 109 min

Diretor: David Frankel
Roteiro: Aline Brosh McKenna, baseado no romance de Lauren Weisberger
Fotografia: Florian Ballhaus
Música: Theodore Shapiro
Elenco: Meryl, Streep, Anne Hathaway, Emily Blunt, Stanley Tucci, Gisele Bündchen, Valentino

A recém formada Andréa Sachs é contratada como segunda-assistente da sofisticada e poderosa Miranda Priestley. Como editora da revista Runway, Miranda aterroriza sua equipe e o mundo da moda nova-iorquina. Para se adaptar, Andréa precisará mudar sua maneira de vestir e sacrificar a vida pessoal. Será que ela abandonará também seu sonho de tornar-se jornalista?

O filme é diversão certa, para os poucos que ainda não o viram. Impossível não admirar o desempenho de Meryl Streep, as roupas maravilhosas, as observações elegantes sobre a frivolidade na indústria da moda e a competição no ambiente de trabalho.

Curiosidades:
* Pensou-se em Helen Mirren para o papel de Miranda Priestley, o que também teria sido excelente.
* Gisele Bündchem concordou em trabalhar no filme, desde que não fizesse papel de modelo.
* A primeira bolsa que Miranda usa no escritório é, apropriadamente, uma bolsa Prada.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O Tigre e a Neve

The Tiger and the Snow
(2005) 113 min (10 anos)

Iraque/Italia - Não é filme que recomende a qualquer pessoa. Temo que me batam ou passem a vida a me lembrar de quanto detestaram a película. Reconheço. O ator principal (e diretor) é excessivo, não para quieto. Dá para entender porque a mocinha não o quer por perto.

Mas, quanto amor! Lembrou-me de como se pode tornar o impossível possível, por se gostar verdadeiramente de alguém. E a música, “You can never hold back spring”, de Tom Waits e Kathleen Brennan, é belíssima, apaixona. No mais, há poesia nas palavras (em disparada!), na admiração ao lindo céu estrelado do Iraque, no respeito a esse país tão antigo que a loucura dos homens destrói.

Tudo isso me faz recomendar “O Tigre e a Neve” exclusivamente aos apaixonados ... pelo Amor. Há filmes imperfeitos, mas com toques de beleza e humanidade. Esse é assim. Se você puder tolerar os exageros, deleite-se com o que tem de poético.
Roberto Benigni é especialista em Dante, sabia?

Diretor: Roberto Benigni
Música: Nicola Piovani
Roteiro: Vicenzo Cerami, Roberto Benigni
Fotografia: Fabio Cianchetti
Elenco: Roberto Benigni, Nicoletta Braschi (esposa de Benigni na vida real), Jean Reno e participação especial de Tom Waits (ele mesmo, o autor da música principal)

Obs.: O filme é falado em italiano, árabe e inglês. Não é o máximo esse respeito pelas várias línguas?

"O filme tem a estrutura de uma fábula, de um conto", declarou Benigni. "Assim como Orfeo desce ao inferno para resgatar sua amada Eurídice, neste caso, Attilio vai ao Iraque para salvar sua amada". O italiano se inspirou em grandes relatos clássicos que narravam histórias de amor em grandes conflitos, como na Ilíada, Odisséia, Guerra e Paz , O Vento Levou.
(De Cine 21)

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Bobby

Bobby *
(2006) 120 min (14 anos)











Hotel Ambassador, Los Angeles,

6 de junho de 1968.
Mais uma vez a história dos EUA sofre uma trágica reviravolta. Candidato às eleições primárias do partido democrata, Robert Francis Kennedy conta com muitos votos na Califórnia. Tem grandes chances de ser o indicado para concorrer à presidência do país, contra Richard Nixon. O Hotel transformou-se em base do partido. O filme retrata os dramas de funcionários e membros da campanha democrata.

Para os maiores de 50, é um momento de emoção reviver o assassinato de tantos sonhos de paz, mudança e de uma vida sem medos. Para os mais jovens, é um relance sobre a segunda metade da década de 60 e as experiências com LSD, Guerra do Vietnã, integração racial, e imagens do líder Martin Luther King. Trechos de discursos do Senador Kennedy são intercalados com a ação.

Curiosidades:
Algumas cenas foram gravadas no Hotel Ambassador, antes de sua demolição.
Emilio Estevez levou 7 anos para conseguir recursos para realizar o filme. Vendeu objetos pessoais e contou com a ajuda de colegas famosos, que cobraram cachê simbólico. Hollywood sempre preferiu a camiseta do partido democrata, com algumas exceções...

Diretor: Emilio Estevez
Roteiro: Emilio Estevez
Fotografia: Michael Barrett
Música: Mark Isham
Elenco: Lawrence Fishburne, Anthony Hopkins, Demi Moore, Sharon Stone, Elijah Wood, Christian Slater, William H. Macy

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Cenas da Vida

These Foolish Things
(2006) 107 min (12 anos)
Diretor: Julia Taylor-Stanley
Roteiro: Julia Taylor-Stanley
Fotografia: Gavin Finney
Música: Ian Lynn
Elenco: Anjelica Huston, Zoë Tapper, Joss Ackland, Andrew Lincoln, Terence Stamp, David Leon, Lauren Bacall

Lily Evans é uma atriz famosa. Sua filha, Diana, quer seguir seus passos e, para isso, resolve morar em Londres e tentar a sorte no teatro. Encontrará boas pessoas, que desejam ajudá-la e será perseguida por outros, bem próximos dela. Terence Stamp está magnífico no papel do mordomo Baker e Zoë Trapper interpreta uma inocente e encantadora Diana, dividida entre 2 amores.

Há algumas cenas de insinuação sexual e o filme, no Brasil, foi proibido até 12 anos.

Heidi

Heidi
(2005) 104 min (Livre)
















As mulheres vão gostar deste filme, apesar do roteiro não ser dos mais perfeitos. Quem leu o livro na infância gostará de mostrar aos filhos pequenos, sobretudo filhas, a cabana do Avô Alp, as cabrinhas, a delicadeza de Heidi, a beleza das montanhas, e como a gentileza vence resistências e fortalece as amizades. O elenco é excelente e já vale o filme, assim como as paisagens belíssimas das montanhas. Heidi é interpretada por Emma Bolger, a encantadora Ariel de "Terra de Sonhos".

Aparentemente, o filme foi gravado no País de Gales e na Eslovênia. Preferia que usassem realmente paisagens dos Alpes suíços. Será que foi medida de contenção de custos?

Diretor: Paul Marcus
Roteiro: Brian Finch, baseado na obra de Johanna Spyri
Música: Jocelyn Pook
Fotografia: Peter Sinclair
Elenco: Emma Bolger, Max Von Sydow, Geraldine Chaplin, Diana Rigg, Sam Friend, Jessica Claridge, Del Synnott
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner