Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

O Samurai do Entardecer


Tasogare Seibei * *
The Twilight Samurai
(2002) 129 min (14 anos)

Japão, Província de Yamagata (1868) - Mulheres choram durante os preparativos do funeral da sra. Iguchi. Para não envergonhar a família da esposa, Seibei contratou um enterro acima de suas posses. Endividado, o humilde "samurai de 50 koku", executa serviços burocráticos para o clã Unasaka, proprietário de pequeno feudo. Nas horas vagas, Iguchi é artesão e cuida da horta, o que não o impede de viver muito pobremente. A alegria de seus dias é ver crescer as filhas de 5 e 10 anos, Ito e Kayano. Elas ajudam-no a cuidar da avó idosa e esquecida.

Com o excesso de trabalho, Seibei descuida-se da aparência e aborrece os colegas, que não tardam em apelidá-lo pejorativamente de "samurai do entardecer", por não aceitar os convites para beber após o expediente. Neste sentido lembra o "Cinderella Man", o boxeur que voltava para casa logo após a luta para tranquilizar a esposa que não tinha coragem de acompanhar pelo rádio.
Seibei tem um único amigo, Liname, membro rico do clã e irmão de Tomoe. A jovem foi sua companheira de infância e acaba de separar-se do marido importuno, violento e beberrão. Para defender os amigos, Iguchi aceita enfrentar o arrogante samurai num duelo. Empunhando apenas um bastão de madeira, deixa-o desacordado e conquista o respeito da comunidade. A seguir é chamado para missão mais perigosa.

Esta é a história diferente de um samurai modesto, sensível, que respeita as mulheres e ama a família. Apesar das dificuldades econômicas, ele é feliz no lar. Enquanto fabrica cestas de madeira, junto ao fogo, Kayano conversa e lê Confúcio. Numa de minhas passagens preferidas, a menina pergunta se não é melhor aprender costura, para ganhar dinheiro fazendo quimonos, do que ler. E o pai responde:
- "É possível que não sirva tanto quanto a costura. Mas aprender nos livros dará a você o poder de pensar. O mundo pode mudar mas, se você tiver o poder de pensar, irá sempre sobreviver. Isso vale tanto para meninos como para meninas."
Não é um samurai moderno o Seibei Iguchi?

* "O Samurai do Entardecer" foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira (2004) e vencedor de vários prêmios no Japão, de 2002 a 2004.

Diretor: Yôji Yamada
Roteiro: Yôji Yamada e Yoshitaka Asama, baseado em obras de Shuuhei Fujisawa ("Tasogare Seibei", "Chikkou Shiatsu" e "Iwaibito Sukehachi")
Música: Isao Tomita
Fotografia: Mutsuo Naganuma
Elenco: Hiroyuki Sanada, Rie Miyazawa, Mitsuru Fukikoshi, Min Tanaka.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Samurai parece ser adequado a crianças e apreciável para adultos, pelo que mostra da solidariedade familiar.

Stella disse...

Com uma pequena explicação prévia, as crianças aproveitarão melhor "O Samurai do Entardecer". As duas meninas são trabalhadeiras, respeitam os idosos e mostram carinho e delicadeza no trato com a esquecida "obaachan" (vovozinha). Certamente o filme será um exemplo para todas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner