Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O Tempero da Vida

Politiki Kouzina *
(2003) 107 min (Livre)



Turquia/Grécia - O astrofísico Fanis Iakovidis despede-se dos alunos e tira licença na universidade de Athenas. A notícia de que o avô Vassilis vem de visita desperta antigas recordações, levando-o a preparar um almoço para o ancião e seus amigos. Desde pequeno, Fanis interessou-se pelos aromas de especiarias da loja de Vassilis, em Istambul, e pelos segredos culinários das tias. Filho de pai grego e mãe turca, o menino sofreu muito com a separação do amado avô e da amiga Saime, quando a família foi deportada para a Grécia, depois dos conflitos na ilha de Chipre. Parece que seu coração ficou na Turquia.

O diretor e roteirista Tassos Boulmetis, que nasceu em Istambul em 1957 e mora na Grécia desde 1984, vivenciou algumas das experiências de Fanis. Alguns dos personagens de "O Tempero da Vida" são inspirados em pessoas do seu passado e, talvez por isso, sejam tão vivos e cativantes, interpretados por artistas talentosos. Já a abertura e o encerramento do filme podem ser meio intrigantes. Desconsidere sombrinha e temperos que deslizam no universo. Há outras virtudes na obra de Boulmetis. Achei bonita a recriação de Athenas e Istambul na década de 50. Especialmente lindo soou o canto entoado pelo muçulmano, do alto da mesquita, tendo ao fundo o entardecer em Istambul.

Sem sal ou tempero o alimento desgosta. Da mesma forma, a vida fica insípida se vivida sem o sabor do afeto, ou a busca pela excelência. Assim como cada membro da família de Fanis cozinhava sua especialidade culinária, vale a pena esmerar-se para fazer as tarefas de maneira cada vez menos imperfeita. Viver e trabalhar com amor é muito bom!

Diretor: Tassos Boulmetis
Roteiro: Tassos Boulmetis
Música: Evanthia Reboutsika
Fotografia: Takis Zervoulakos
Elenco: George Corraface, Tassos Bandis, Ieroklis Michaelidis, Renia Louzidou, Stelios Mainas, Tamer Karadagli, Basak Köklükaya

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner