Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A Garota da Fábrica de Caixas de Fósforos

Tulitikkutehtaan tyttö
Match Factory Girl
(1990) 72 min (10 anos)



Finlândia - Iris trabalha como supervisora de embalagens numa fábrica de caixas de fósforos. Em pé, ao lado de uma esteira, verifica se as etiquetas estão coladas corretamente nos pacotes. Terminado o serviço vai para a depressiva casa da mãe e do padrasto, onde prepara o jantar, além de outras tarefas. Tudo em silêncio, sem receber agradecimentos ou qualquer tipo de gentileza. Quando sai para se divertir, cabisbaixa, vê as outras jovens sendo tiradas para dançar, enquanto leva um "chá-de-cadeira". Seu rosto só relaxa quando repousa no ombro do primeiro homem que a conduz à pista 

Iris passa a noite no apartamento do desconhecido. Ele a confunde com uma prostituta e logo deixa claro que não deseja mais vê-la. Diante de uma vida tão despida de encantos, a jovem operária acolhe com alegria a notícia de que está grávida. Outras decepções aguardam a moça, pois os seres humanos não param de desapontá-la. Desta vez ela vai agir.

Os filmes escandinavos mostram um povo sóbrio no falar, econômico nos afetos. Mas "A Garota da Fábrica de Caixas de Fósforos" supera tudo o que foi feito antes ou depois, em termos de silêncio. E deixa uma impressão. Nesse deserto emocional a vida não parece valer a pena. Só veja o filme se adorar dramas pesados ou tiver uma boa comédia como antídoto. Já trouxe a minha; se gostar, depois eu conto. Adianto que é italiana, claro, cheia de sentimentos exagerados.


Diretor: Aki Kaurismäki
Roteiro: Aki Kaurismäki
Fotografia: Timo Salminen
Elenco: Kati Outinen, Elina Salo, Esko Nikkari, Vesa Vierikko, Silu Seppälä

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner