Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O Poderoso Chefão

The Godfather * * *
(1972) 170 min (14 anos)



EUA, verão de 1945 - No escritório pouco iluminado, homens de ternos bem cortados se sucedem para fazer pedidos pessoais a uma pessoa sentada em frente. O interlocutor faz perguntas e acede. Trata-se de Don Vito Andolino Corleone, mais influente chefe da máfia em Nova Iorque. Manda a tradição siciliana que atenda o que lhe solicitarem no dia do casamento de sua filha. Tomadas as providências necessárias às obrigações contraídas, Don Corleone dirige-se aos jardins da mansão onde se dá a festa. Para a foto oficial do casamento, aguarda-se a chegada de Michael, o filho caçula condecorado pela Marinha durante a Guerra.

A força do poderoso chefão está na rede de juízes, policiais, jornalistas e políticos que mantém sob sua influência. Traficantes de drogas querem partilhar esta lista e não recuarão diante de nada até que Don Corleone ceda. O chefe mafioso ganha nossa simpatia ao mostrar-se homem de família, amoroso e atento, que prefere perder dinheiro a envolver-se com o comércio de drogas. Como pai, sonha que Michael siga uma carreira e se mantenha longe dos negócios escusos. A vida dos dois homens prova que inteligência e algumas virtudes não conseguem impedir as consequências funestas da luta pelo poder aliada à transgressão do "Não Matarás".

Durante anos, "O Poderoso Chefão" esteve em 1º lugar na lista de filmes mais bem votados do imdb. Posteriormente foi superado por "Um Sonho de Liberdade" (The Shawshank Redemption), o favorito de sempre do público feminino do site. Revendo a saga da família de Don Corleone, é inegável a perfeição da obra de Coppola e por isso não podia faltar na lista do "By Star". A música de Nino Rota, o bom roteiro, Marlon Brando em grande forma, tudo contribui para a força e atualidade do filme. Ganhou 3 Oscars e outros 19 prêmios.

Na sequência, "O Poderoso Chefão 2" (1974), destacam-se a recriação de Nova Iorque dos anos 20 e a presença de Robert de Niro, interpretando Vito Corleone desde o início da vida de crimes e alianças na comunidade italiana. Sua postura, a voz rouca, estão impecáveis. Como disse meu amigo Tomás: "Acho que nem Marlon Brando jovem suplantaria o desempenho de Robert De Niro como o chefe mafioso na juventude."

Diretor: Francis Ford Coppola
Roteiro: Mario Puzo e Francis Ford Coppola, baseado em romance de Mario Puzo
Música: Nino Rota
Fotografia: Gordon Willis
Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, Diane Keaton, James Caan, Robert Duvall, Richard Conte, Talia Shire

5 comentários:

Red Dust disse...

O cinema no seu expoente máximo. Interpretações monstruosas para a perfeição total. Um dos meus filmes preferidos.

Stella disse...

Pois é Red, mais de 30 anos depois e continua um filmaço!

Stella disse...

Vendo os extras descobri que Coppola pensava que ia ser demitido pelos executivos da Paramount o tempo todo. Não queriam Brando e De Niro e colocaram um segundo diretor vigiando, para poder suceder Coppola, no caso dele sair. Incrível! Não tinham noção do que estava por vir.

Rafael Carvalho disse...

Não tem muita coisa a se falar. Expoente artístico máximo do cinema.

Stella disse...

Obrigada pela visita e pelos comentários, Rafael. Volte sempre! Um abraço,
stella :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner