Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Assalto ao Carro Blindado

Armored
(2009) 88 min (16 anos)



EUA - Ty Hackett acorda, olha o relógio: 5:14. O despertador toca, ele levanta, bate na porta do quarto do irmão adolescente, que reclama "Você não é meu pai!". Mike Cochrane se olha no espelho com cara de poucos amigos, sai de carro para apanhar Ty. Batem o ponto no escritório. Do lado de fora, Baines lava o carro blindado. Já no vestiário, experimenta uma arma nova, enquanto todos conversam e brincam entre si. É o começo de um dia comum para os guardas da Eagle Shield Security. Na reunião com o chefe são avisados que, a partir da próxima semana, os carros serão equipados com equipamento de GPS, é a modernidade chegando. E os seguranças saem nos blindados para recolher o dinheiro dos bancos.

Ty é um marine condecorado, responsável pelo irmão menor desde que os pais faleceram. Está com dificuldade de pagar a hipoteca de duas casas. Solicita turnos extras, mas é desiludido pelo chefe, pois não há trabalho suficiente para todos. Sentindo o peso do mundo sobre suas costas, não vê saída para o problema. A vida não para, e mais algumas surpresas perturbadoras estão se armando nesse dia.

A capa de "Assalto ao Carro Blindado" é semelhante a muitas outras e não atrai. Mas alguns rostos de artistas conhecidos se destacam entre os homens perfilados de jaqueta azul e conferem alguma credibilidade ao filme. Jean Rennó, Matt Dillon e Laurence Fishburne não costumam se meter em projetos totalmente destituídos de valor. Resolvi arriscar, apesar da nota medíocre no IMDB (5,6).

O diretor Nimród Antal cita certo cineasta francês que explicava sua fixação em filmar assaltos a bancos. "Não tenho coragem para roubar um banco, então prefiro fazer um filme sobre isso." Carros blindados costumam atrair a atenção. Não é só a visão dos guardas fortemente armados. A quantidade de dinheiro transportada deixa sonhando algumas pessoas, especialmente se estiverem em restrições econômicas. E quem não sofre esse tipo de dificuldade?

Bancos não são as intituições mais queridas da sociedade. Cobram taxas e juros altos, pagam juros pequenos, perseguem clientes e não clientes com telemarketing, noite e dia. Se não fosse o 7º mandamento, talvez ficasse tentada por um plano jeitoso. ;-) Mas também sei que, depois de um primeiro passo na direção errada, as consequências negativas vêm de roldão. Diante do imponderável não existem garantias de planos perfeitos. Não há dinheiro que pague uma consciência em paz.

Deixando de lado divagações marotas, "Assalto ao Carro Blindado" vai num crescendo de suspense e prende a atenção, sobretudo depois dos 40 minutos de filme. O elenco está ótimo e as perseguições de carro acontecem na justa medida. Da próxima vez que vir o nome de Nimród Antal como diretor, vou levar o filme com mais confiança.

Curiosidade:
* A única mulher que aparece no filme fica menos de 4 minutos na tela.

* Parte das filmagens foi feita na California Steel Industries

Diretor: Nimród Antal
Roteiro: James V. Simpson
Música: John Murphy
Fotografia: Andrzej Sekula
Elenco: Columbus Short, Jean Rennó, Matt Dillon, Laurence Fishburne, Andre Jamal Kinney, Amaury Nolasco, Skeet Ulrich, Milo Ventimiglia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner