Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Como Eu Festejei o Fim do Mundo

Cum mi-am petrecut sfarsitul lumii
The Way I Spent the End of the World
(2006) 101 minutos (14 anos)



Romênia - "A Queda do Muro de Berlim, em 1989, provocou um efeito dominó na derrubada de todos os regimes comunistas do leste Europeu. O único seguido de linchamento do ditador foi a Romênia. (...) A trama do filme se situa alguns meses antes da queda de Nicolae Ceausescu, e segue os passos de uma família, com especial atenção aos dois irmãos: Eva, adolescente rebelde de 17 anos, e Lalalilu, de 7. A idéia é enfatizar como a opressiva atmosfera política marca a vida cotidiana." (Decine21)

Eva Matei namora o colega de escola Alex, filho de um policial ligado ao partido comunista. O casal está junto numa sala do colégio, quando o namorado dá um golpe e quebra um busto do ditador romeno. Os dois saem correndo, mas são vistos. Eva é expulsa, enviada para uma escola técnica, enquanto a influência do pai de Alex evita consequências desagradáveis para o rapaz. Na nova escola, Eva conhece um jovem estranho, filho de dissidentes, que pretende escapar do país, atravessando a nado as águas geladas do Danúbio. Para evitar que a irmã também fuja, o pequeno Lalalilu resolve matar Ceausescu, com a ajuda de seus colegas.

O filme de Catalin Mitulescu é diferente, mas, talvez por isso, interessante. A música é boa, a língua atrai, assim como a simpatia dos irmãos Eva e Lalalilu. Sua naturalidade e carisma compensam um roteiro confuso. Sobra a certeza de que a vida torna-se insuportável durante regimes autoritários. O diretor romeno tinha a idade de Eva durante a ditadura comunista no período de Nicolae Ceausescu.

Diretor: Catalin Mitulescu
Roteiro: Catalin Mitulescu, Andreea Valean
Música: Alexander Balanescu
Fotografia: Marius Panduru
Elenco: Doroteea Petre, Timotei Duma, Ionut Becheru, Mircea Diaconu, Marius Stan, Grigore Gonta, Marian Stoica, Cristian Vararu, Carmen Ungureanu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner