Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 4 de maio de 2010

A Ilha de Bergman

Bergman Island * *
Ingmar Bergman on Farö Island - Cinema and Life
(2006) 83 min (Livre)



"Os demonios não gostam de ar fresco. Eles preferem que você fique na cama com medo. Sempre vou dar uma volta depois do café da manhã. Depois eu sento, sempre no mesmo horário, e escrevo por três horas. Então, às três da tarde, vou para minha sala de cinema. Para uma pessoa tão desorganizada como eu, é absolutamente vital ter essas rotinas rígidas."

Suécia - O documentário é um passeio pelas praias e paisagens da Ilha de Farö; uma conversa sincera de Ernst Ingmar Bergman (1918-2007) com Marie Nyreröd sobre sua vida, obra e demônios que o acompanharam sempre. Fala sobre a saudade de Ingrid, a última esposa, que morreu 8 anos antes, admite erros na vida pessoal e discute sua criatividade. Aos 9 anos, trocou 59 soldadinhos de chumbo por um cinematógrafo, com o irmão mais velho. Assim começou uma história de amor pelo cinema.

Em 2004, depois de 5 casamentos e 9 filhos, o diretor sueco decidiu retirar-se para a pequena ilha do mar Báltico, onde podia conviver com a paisagem, o mar e o maravilhoso silêncio. Os habitantes eram amáveis e protegiam-no, dizendo aos turistas desconhecer o lugar em que ele morava. "A Ilha de Bergman" foi gravado poucos meses antes de sua morte; inclui trechos de filmes, fotografias de família e cenas raras dos bastidores, tiradas do arquivo pessoal de Ingmar.

A sala de cinema de Bergman em Farö é um sonho! Pequeno anfiteatro com espaço elevado para o projetor e 15 amplas poltronas verdes. No seu aniversário, 14 de julho, quando a casa se enchia de crianças, Ingmar gostava de passar "O Circo" de Chaplin. Dificilmente o documentário de Marie Nyreröd será encontrado nas locadoras, mas pode ser adquirido por R$ 38,90 na DVDWorld ou, melhor ainda, por R$ 35,90 na fnac. A locadora "Guimarães Vídeo" (Rua das Laranjeiras 462 - Loja 4) tem um exemplar.


Ingmar Bergman e Marie Nyreröd

"através dos músicos, dos profetas e dos santos, fomos iluminados sobre outros mundos"

Diretora:
Marie Nyreröd
Fotografia: Arne Carlsson
Som: Per Nyström

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner