Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Chico Xavier

Chico Xavier *
(2010) 125 min (Livre)



"É uma produção de 11 milhões de reais (...). Cinco anos de roteiro, seis meses de pré produção, oito semanas de filmagens e agora quase oito meses de pós produção." (Julio Uchôa)

Brasil - O filme narra a trajetória de Francisco de Paula Cândido Xavier, dos 8 aos 65 anos de idade. Registra os fatos principais da vida do médium mineiro, seu relacionamento com a família, o jeito manso e carinhoso de tratar as pessoas. Durante os créditos finais vêem-se filmagens de arquivo da entrevista de Chico no programa "Pinga-Fogo", da antiga TV Tupi. Nos extras do DVD há comentários interessantes de artistas, técnicos e Daniel Filho, diretor do filme.

Todo o investimento e cuidados transparecem no longa-metragem. Ótima reconstituição de época, elenco sincero, boa direção, montagem primorosa. Um drama comovente que não exclui toques de humor, e a revelação de pequenas vaidades do médium. Foi contada com dignidade a história de Chico Xavier. Sabia pouco sobre ele e continuo sabendo quase nada sobre o Espiritismo Cristão. A serem verdadeiros os fatos relatados - e uma boa pesquisa foi feita - dão o que pensar, mesmo para uma católica, apostólica, romana. Como nunca recebi mensagem ou sinal do além, humildemente me calo diante do que não compreendo.

Minha primogênita é gaiata, chegada a uma comédia, a mesma que horrorizou o avô materno por não ter se emocionado com o drama da personagem de Vivien Leigh, em "A Ponte de Waterloo". Ela não gostou do filme sobre Chico Xavier. Meu filho mais velho, ao contrário, adora filmes de terror e dramas. Pois ele apreciou muito o filme de Daniel Filho. Achei curiosa essa completa discrepância.

Curiosidade:

* O filme foi gravado no Rio de Janeiro, Tiradentes (MG), Paulínia (SP) e Uberaba (MG).

* Estreou no dia em que Francisco completaria 100 anos.

* A duração do programa "Pinga Fogo" era de 60 minutos. A entrevista de 28 de julho de 1971, com Chico Xavier, durou mais de 3 horas. (site Omelete)

Diretor:
Daniel Filho
Roteiro: Marcos Bernstein, baseado no livro de Marcel Souto Maior, "As Vidas de Chico Xavier".
Música: Egberto Gismonti
Fotografia: Nonato Estrela
Elenco: Nelson Xavier, Ângelo Antônio, Matheus Souza, Tony Ramos, Christiani Torloni, Letícia Sabatella, Pedro Paulo Rangel, Giovanna Antonelli, Giulia Gam, Luís Melo, André Dias, Cássia Kiss, Carla Daniel, Charles Fricks, Jean Pierre Noher, Anselmo Vasconcelos, Gregório Duvivier, Nildo Parente

2 comentários:

bruno knott disse...

Ainda que o tema não me interesse tanto e que eu realmente não goste do Daniel Filho, admito que o trailer do filme é muito interessante, sem dúvida chamou minha atenção.

Stella disse...

Bruno, achei o filme melhor do que o trailer. Não esperava grande coisa, o que sempre é uma posição vantajosa para ter surpresas agradáveis. Já quem ouve elogios ao filme, precisa de mais acertos para ficar satisfeito. Difícil superar esse dilema.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner