Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 4 de julho de 2010

Tyson

Tyson * *
(2008) 86 min (14 anos)



"O que eu fiz no passado é história e o que farei no futuro é um mistério."

EUA -Imagine receber Mike Tyson na sua casa. Ele se instala no sofá e abre a alma, contando, da infância tumultuada às passagens pelos centros de detenção juvenis, o treinamento com Cus D'Amato, os casos e casamentos, vitórias e derrotas. A conversa flui ágil, intensa - velocidade e força - como os embates de Tyson. Mike adora falar e não se furta. Ilustrando suas palavras, muitas fotos, cenas de luta, entrevistas, filmagens de arquivo. O pugilista não consegue conter a emoção ao lembrar do guardião, amigo e treinador, Constantine D'Amato, que faleceu em 1985, um ano antes que seu protegido ganhasse o primeiro título. Tyson ainda sente falta de sua figura paterna, das citações e poemas que usava para inspirá-lo.

O documentário é um retrato emocionante e eloquente de um dos maiores lutadores de todos os tempos. A mídia revelou-nos o lado feroz do lutador, através deste documentário entrevemos a face humana e o retrato se completa. Vale destacar o maravilhoso trabalho de edição.

Curiosidades:
* O diretor James Toback relatou a reação de Tyson ao ver o filme pela primeira vez. Mike ficou em silêncio por vários minutos e depois comentou: "É como uma tragédia grega, só que eu sou o sujeito".

* O diretor queria entrevistar Tyson enquanto ele estivesse na reabilitação, porque ele sentiu que o lutador estaria com a cabeça mais clara e mais disposto a falar dos momentos difíceis. Mais tarde ambos decidiram que não haveria tópicos proibidos e que Mike não poderia opinar sobre a edição final.

* Para avaliar o efeito que "Tyson" teria nas audiências, James Toback perguntou a opinião do grupo demográfico oposto: mulheres brancas idosas que não gostavam de box. Pediu que viessem assistir o filme. Se saíssem depois de 5 minutos, receberiam 100 dólares. Se ficassem após os 5 minutos, teriam que permanecer até o fim da sessão e dar a Toback um completo feedback. De acordo com o diretor, nenhuma deixou a sala e várias estavam aos prantos ao final.

Diretor: James Toback
Roteiro: James Toback
Música: Salaam Remi
Fotografia: Larry McConkey
Edição: Aaron Yanes
Aparecem no documentário: Myke Tyson, Cus D'Amato, Trevor Berbick, Robin Givens, Evander Holyfield, Don King, James 'Buster' Douglas, Monica Turner



"Um menino veio a mim com uma centelha de interesse. Eu alimento a centelha e ela torna-se uma chama. Eu alimento a chama e ela torna-se um fogo. Eu alimento o fogo e ele se torna uma labareda crepitante."
inscrição no túmulo de Constantine D'Amato (17.01.1908 - 4.11.1985)

2 comentários:

bruno knott disse...

Que bom que curtiu o filme!

Não tem como não gostar, né?

Não sabia dessa experiência do James Toback com as velinhas... muito interessante!

Stella disse...

Pois é, Bruno, como deu para perceber, certamente eu estaria entre o segundo grupo de velhinhas, as que ficaram até o fim e choraram com as desventuras de Michael Gerard Tyson.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner