Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Concorrência Desleal

Concorrenza Sleale * *
Unfair Competition
(2001) 106 min (12 anos)



Italia - 2 de fevereiro de 1938, 16º ano da Era Fascista, a vida continua boa no canto de Roma em que moram os meninos Lele e Pietro. Amigos de casa e escola, os dois se comunicam, visitam e brincam o dia inteiro. Até partilham a hora do óleo de fígado de bacalhau, mas os pais são lojistas concorrentes. Umberto Melchiorri é o elegante proprietário de uma alfaiataria tradicional. Leone DellaRocca abriu um armarinho há dois anos e irritou o vizinho quando começou a vender roupas prontas com preços mais baixos. Leone é ágil na arrumação das vitrines e nas respostas. Umberto sofre de "l'esprit d'escalier", pois só descobre o que poderia ter dito quando já é tarde demais, quando já está descendo as escadas.

Umberto é católico e Leone é judeu. Isso não faz a menor diferença, todos são italianos, até que acontece a visita de Hitler a Mussolini. A partir de então, Il Duce aperta o cerco à comunidade judaica, que vai perdendo seus direitos progressivamente. Pietro e Lele já não podem ir juntos ao colégio, a vida mudou.

Os filmes de Ettore Scola fazem bem à alma! São cheios de vida e afeto. Agradeço à Aline, nossa professoressa de italiano, ter sugerido vários dos exemplares do cinema italiano para o By Star. Vou vasculhar as estantes da locadora em busca de mais Scola!

Desde que alguns competentes cinéfilos brasileiros e portugueses encerraram seus blogs, e meu amigo Tomás começou a estudar cinema, deixando o trabalho na locadora, estou em perigo de só escolher os últimos lançamentos, de preferência de 2008 para cá. É curioso que sejam os jovens a me sugerir os filmes clássicos. Costumo confiar nas indicações deles porque não podem ser fruto de algum saudosismo nostálgico. Poucas vezes me decepcionei.

Curiosidade:
* "Concorrência Desleal" foi rodado na Cinecittà. Alguns dos sets foram aproveitados por Martin Scorcese em "Gangues de Nova Iorque".

Diretor: Ettore Scola
Roteiro: Ettore Scola & Furio Scarpelli e Silvia Scola & Giacomo Scarpelli
Música: Armando Trovajoli
Fotografia: Franco Di Giacomo
Elenco: Diego Abatantuono, Sergio Castellitto, Gérard Depardieu, Walter Dragonetti, Antonella Attili, Jean Claude Brialy, Elio Germano, Sabrina Impacciatore, Gioia Spaziani, Anita Zagaria

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner