Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Tempos de Tormenta

Into the Storm - Churchill at War * *
(2009) 100 min (14 anos) feito para TV



"Independentemente do que meu intelecto dissesse, sempre me vejo pedindo ao Todo-Poderoso proteção especial diante do inimigo. (...) De uma coisa eu tenho certeza. Acreditando ou não, é perverso tirar do homem sua esperança."

Inglaterra - Algumas pessoas geniais têm dificuldade de lidar com os detalhes comuns da rotina. Assim era o notável Sir Winston Leonard Spencer-Churchill (1874 – 1965), o estadista e político inglês que liderou a Inglaterra durante a 2ª Guerra Mundial. Se demonstrava firmeza e habilidade estratégica nas grandes crises, era incapaz de cuidar de si mesmo e resolver os pequenos detalhes do cotidiano, como orientar-se no metrô.

Antes oficial do exército britânico, foi também correspondente de guerra, historiador, artista e escritor, tendo recebido o Premio Nobel de literatura em 1953. Seu amor pela Inglaterra inflamou os discursos que inspiraram os britânicos e as forças aliadas. Membro do Partido Conservador, formou um governo de coalisão para enfrentar os tempos difíceis da guerra. Em casa, auxiliando-o em todos os momentos, estava a admirável Clementine Churchill, que compreendia o temperamento forte do Primeiro-Ministro e sabia como lidar com ele.

Anos depois da morte do marido, Clemmie precisou vender os quadros pintados pelo marido para sobreviver. Homens de caráter não costumam enriquecer na política. Se algum dia voltar a Londres, hei de visitar "The Churchill War Rooms".

"Tempos de Tormenta" começa em 8 de julho de 1945, quando Churchill está de férias forçadas numa praia francesa, aguardando ansioso o resultado das novas eleições na Inglaterra. Ele conta permanecer na casa número 10 de Downing Street, residência oficial do Primeiro-Ministro inglês. A história então retrocede para maio de 1940, quando foi escolhido para chefiar o governo e o Ministério da Defesa. Esse não é um filme de guerra propriamente dito. A guerra serve como moldura para revelar a personalidade complexa do homem que salvou o ocidente do nazismo.

Meus momentos favoritos são os que explicam as grandes frases de seus discursos que chegaram até nós ("Nunca tantos deveram tanto a tão poucos", por exemplo) e duas cenas com o Rei George VI, pai da atual rainha Elizabeth. Na primeira cena o soberano explica porque a família real deve permanecer em Londres apesar dos pesados bombardeios alemães. A outra é melhor deixar que cada um descubra.

O filme de Thaddeus O'Sullivan tem produção esmerada, roteiro bem construído e ótimo elenco. Continua a linha do tempo iniciada em "The Gathering Storm". Entre os produtores executivos de "Tempos de Tormenta" estão Tony e Ridley Scott. Brendan Gleeson ganhou o Emmy por sua interpretação de Churchill.


Churchill e Clementine no rio Tâmisa

Diretor:
Thaddeus O'Sullivan,
Roteiro: Hugh Whitemore
Música: Howard Goodall
Fotografia: Michel Amathieu
Elenco: Brendan Gleeson, Iain Glen, Janet McTeer, Len Cariou, James D'Arcy, Bill Paterson, Robert Pugh, Patrick Malahide, Adrian Scarborough, Emma Hamilton, Donald Sumpter, Aleksei Petrenko
Distribuidora: Warner Home Video/HBO/BBC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner