Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

As Confissões de Schmidt

About Schmidt * *
(2002) 124 min ( Livre)



EUA, Omaha (Nebraska) - Para comemorar a 600ª postagem do By Star escolhi um filme mais antigo, mas especial para mim pela qualidade do elenco, pela história inspiradora, emocionante, divertida e pela direção segura de Alexander Payne. Não fosse uma postagem recente do blog 'Cinema e Argumento', e eu talvez levasse ainda um tempo até lembrar de incluir aqui 'As Confissões de Schmidt'.

Warren Schmidt enfrenta o momento da aposentadoria sem ter passatempos, afetos ou interesses que o motivem. A esposa Helen tem a idéia de comprar um trailer para percorrerem juntos o país. Enquanto isso não acontece, o recém aposentado se distrái frente à televisão. É quando vê a propaganda de uma ONG de ajuda a países do Terceiro Mundo. Respondendo à solicitação do anúncio, Schmidt adota à distância Ndugu, um menino tanzaniano de 6 anos. A ONG sugere que se escreva uma carta para a criança e Schmidt derrama a alma em minuciosos relatos de sua vida, mais adequados aos ouvidos de um adulto íntimo.

Quando Helen morre, fica ainda mais evidente o vazio na vida de Warren. Sua filha Janice está prestes a se casar com um vendedor de camas d' água que divulga esquemas de pirâmide, e Schmidt não tem outros parentes próximos. Partir mais cedo para Denver, onde moram a filha e o noivo, parece ser a coisa certa a fazer, mesmo que ele não esteja sendo esperado.

É surpreendente ver o exuberante Jack Nicholson interpretar um personagem tão perdido e sem vida. Junto com o neurótico Melvin Udall (Melhor é Impossível) e Edward (Antes de Partir), Schmidt é minha interpretação favorita do ator. Pena que, até agora, não haja outros trabalhos seus em andamento, é sempre instigante sua presença na tela. O desempenho de Kathy Bates como Roberta, a animada sogra de Janice, é outro destaque de 'About Schmidt'. Para os poucos que não conhecem, vale a pena conferir.

Curiosidade:
* Ndugu significa 'irmão', em Swahili. Também é usado como gíria para 'amigo'.

* Quando Jack Nicholson recebeu o Globo de Ouro como Melhor Ator na categoria Drama, ele comentou depois: "Estou um pouco surpreso. Achei que nós tínhamos feito uma comédia."


Diretor:
Alexander Payne
Roteiro: Alexander Payne, baseado no livro de Louis Begley
Música: Rolfe Kent
Fotografia: James Glennon
Elenco: Jack Nicholson, Hope Davies, Kathy Bates, Dermot Mulroney, Len Kariou, June Squibb, Cheryl Hamada
Distribuidora: PlayArte Home Video

4 comentários:

bruno knott disse...

Parabéns pelo post de número 600! Não é fácil manter um blog as vezes... se passar de 1 ano já é lucro! hehehe

Quanto ao filme, é ótimo mesmo. Tb vejo a atuação dele aqui como uma das minhas favoritas.

Realmente é uma pena que ele não esteja tão ativo no cinema hj em dia. O último papel principal dele foi em Antes de Partir, que vc comentou.

Tá mais fácil ver ele nos jogos dos Lakers do que no cinema! hehe

Abraços.

Stella disse...

Obrigada, Bruno! Então você já está no lucro com seu blog! :-)

Matheus Pannebecker disse...

Stella, valeu pelo link! Bom achar alguém que gosta esse filme como eu! Acho tudo nele impecável e, toda vez que revejo, me emociono muito!

Stella disse...

Matheus, seu blog é um manancial de boas dicas. 'Confissões de Schmidt' é desses filmes que faz bem assistir pela qualidade da produção e pela mensagem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner