Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Global Metal

Global Metal * *
(2008) 95 min (Livre)



'Garotos são garotos. Em qualquer lugar há uma porcentagem de garotos que quer gritar. Nós só fornecemos a trilha sonora.'

O antropólogo Sam Dunn se surpreendeu com a quantidade de e-mails que recebeu depois do lançamento de 'Metal- Uma Jornada pelo Mundo do Heavy Metal', em 2005. Fãs de todo o mundo agradeciam o documentário ter tratado a comunidade com o devido respeito. Sam Dunn percebeu que o metal não se restringia mais à Europa e América do Norte. O antropólogo metaleiro, fã da banda Sepultura desde a adolescencia, iniciou pelo Brasil uma jornada que pretendia desvendar de que maneira o metal se tornou global.

Do Wacken Open Air, festival que reune mais de 60.000 pessoas anualmente no norte da Alemanha, ao Desert Rock, em Dubai, o único festival do gênero no Oriente Médio, o sonho de liberdade é o mesmo. Em cada país o gênero é transformado, criando uma válvula de escape que não se encontra nas culturas tradicionais. No Irã, por exemplo, qualquer música ocidental é proibida, os jovens só têm acesso aos lançamentos através da internet.

Um dos pontos altos deste documentário é a entrevista com o dinamarquês Lars Ulrich. O baterista do grupo Metallica, que provocou o desaparecimento do Napster, reconheceu que o mp3 tem seu mérito na divulgação do heavy metal naqueles países em que é proibido. Uma cena preciosa.

Entre as músicas apresentadas no filme está "Fear of the Dark", cantada pelo grupo inglês Iron Maiden para os 30 mil metaleiros em Bangalore, no primeiro festival de heavy metal da India (2007).



Diretor:
Sam Dunn & Scot McFadyen
Roteiro: Sam Dunn & Scot McFadyen
Fotografia: Martin Hawkes
Elenco: Sam Dunn, Rafael Bittencourt, Max Cavalera, Lars Ulrich, Tom Araya, Bruce Dickinson, Adrian Smith, Iron Maiden, Sepultura, Scorpions, Slayer, X Japan, Lamb of God, Metallica
Distribuidora: Europa Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

bruno knott disse...

Este tema me agrada! Antigamente eu era bem fã de heavy metal... iron maiden principalmente!

vou atrás deste, com certeza!

Stella disse...

Bruno, o primeiro documentário é mais sensacional, mas Global Metal é interessante. Espero que vc goste e suas raízes metaleiras ainda vibrem. :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner