Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Assassinato no Expresso Oriente

Murder on the Orient Express *
(1974) 122 min (14 anos)

1930 - Durante a noite, um sequestro acontece na Mansão Armstrong, em Long Island, Nova Iorque.  A filhinha do famoso aviador é raptada por dois homens enquanto dormia.  A família paga o resgate mas Daisy Armstrong é encontrada morta poucos dias depois.

Cinco anos se passam e um grupo de pessoas de diferentes nacionalidades embarca nos vagões do Expresso Oriente.  O elegante trem partirá às 21 horas com destino à Sófia, Belgrado, Zagreb, Brod, Trieste, Veneza, Milão, Lausanne, Basil, Paris, Calais, com uma conexão para Londres.  Entre os passageiros encontra-se o famoso detetive belga Hercule Poirot, amigo pessoal do Sr. Bianchi, diretor da linha férrea.

Na confortável cabine do vagão que vai para Calais, o excêntrico investigador tenta conciliar o sono, mas há sons e movimento pelos corredores.  Pela manhã, é descoberto o corpo sem vida de Ratchett, um empresário aposentado do ramo de alimentos infantis.  Vítima de assassinato, não encontrará quem chore por ele, o falecido era pessoa sumamente desagradável, com um passado misterioso.  Cabe ao detetive belga descobrir o culpado, antes da chegada da polícia iugoslava, e a pedido do sr. Bianchi.

Desapontada com a adaptação de suas novelas para o cinema, Agatha Christie recusou os direitos de seu livro para essa produção.  Foi necessária a intercessão de Lord Mountbatten para que a rainha do romance policial cedesse.  Tornou-se sua adaptação favorita, entre todas já feitas para o cinema. (imdb)  Dame Agatha assistiu à premiére do filme em novembro de 1974, estava com 84 anos.  Ela morreu 14 meses depois, em 12 de janeiro de 1976.

'Assassinato no Expresso Oriente' resistiu bem ao tempo, ou não seria obra do talentoso diretor Sidney Lumet. O filme tem boa edição, bela fotografia, roteiro enxuto e um elenco de grandes estrelas do cinema.  Richard Widmark aceitou participar pela oportunidade de encontrar os outros atores.  Ingrid Bergman ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua interpretação como sra. Ohlsson.  Adorei rever Sir John Gielgud, exibindo toda a classe típica dos cavalheiros britânicos.  Por incrível que pareça, esse é o único filme de Sidney Lumet disponível em minha locadora; espero que em breve surjam outros.

O Orient Express era um trem de passageiros de longa distância, que funcionou de 1883 a 2009. Originalmente operado pela Compagnie Internationale des Wagons-Lits, não deve ser confundido com o atual Venice-Simplon Orient Express. 

Diretor: Sidney Lumet
Roteiro: Paul Dehn, baseado na obra de Agatha Christie
Música: Richard Rodney Bennett
Fotografia: Geoffrey Unsworth
Elenco: Albert Finney, Martin Balsam, Vanessa Redgrave, Sean Connery, John Gielgud, Ingrid Bergman, Lauren Bacall, Jacqueline Bisset, Michael York, Wendy Hiller, Richard Widmark, Jean-Pierre Cassel, Anthony Perkins, Rachel Roberts, Colin Blakely, George Coulouris, Dennis Quilley
Distribuidora: Universal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner