Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 15 de maio de 2011

O Primeiro Que Disse

Mine Vaganti *
(2010) 108 min (12 anos)

Italia - Uma bela noiva percorre as ruas antigas da cidade de Lecce, de mãos dadas com um rapaz de terno.  Algo a preocupa.  Passadas várias décadas, a noiva se tornou a matriarca da família Cantone, mas as lembranças da juventude ainda a perseguem. Os Cantone são uma família tradicional do sul da Itália, proprietários de uma fábrica de massa na região da Apulia, bem no meio do salto, no país em forma de bota.  

Numa casa ampla e iluminada moram a avó com o casal de filhos: Luciana, ainda solteira, e Vincenzo, casado com Stefania.  Sob o mesmo teto vive Antonio, o neto primogênito.  Os outros filhos de Vincenzo e Stefania Cantone são Elena, já casada, mãe de 2 meninas, e Tommaso, que mora em Roma e chega de surpresa para visitar a família.  

A intenção de Tommaso era contar aos pais sobre sua homossexualidade e o desejo de se tornar escritor, mas o irmão Antonio arruina seus planos e impede sua volta imediata para Roma.

O clima na confortável residência dos Cantone é afetuoso.  Vincenzo era um pai orgulhoso do filho, até a inesperada revelação de sua preferência sexual.  Depois de expulsá-lo de casa, Vincenzo tem vergonha de ser visto na rua.  Ele imagina que todos na pequena Lecce já sabem da novidade. Ainda assim é retratado com simpatia.  O tema, que poderia parecer trágico, é conduzido com leveza.  O olhar do diretor sobre os personagens é bem-humorado e terno, revelando os diferentes dramas de cada um.  No final, o que importa é compreender, respeitar e manter vivo o afeto.  Assim todas as dores machucam menos.

Diretor: Ferzan Ozpetek
Roteiro: Ivan Cotroneo & Ferzan Ozpetek
Musica: Pasquale Catalano
Fotografia: Maurizio Calvesi
Elenco: Riccardo Scamarcio, Nicole Grimaudo, Alessandro Preziosi, Ennio Fantastichini, Lunetta Savino, Ilaria Occhini, Elena Sofia Ricci, Bianca Nappi, Carmine Recano, Massimiliano Gallo, Carolina Crescentini
Distribuidora: Imovision

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner