Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 27 de agosto de 2011

Biutiful

Biutiful * *
(2010) 147 min (16 anos)

Espanha - Uxbal tem a capacidade de ver, compreender e confortar os mortos que sofrem, cobrando por essa habilidade, o que parece ir contra o código de ética dos videntes.  O dom que se recebe de graça deveria assim ser doado.  Além disso, está envolvido em atividades ilícitas na cidade de Barcelona.  Paga a policiais para que não apreendam a mercadoria oferecida pelos senegaleses ilegais, que vendem pirataria produzida por imigrantes chineses, que são explorados pelos próprios conterrâneos.  

Africanos e chineses estão no ponto mais baixo da escala social e vivem amontoados em porões ou cubículos imundos, com pouca ventilação e nenhum aquecimento.  Embora coordene o esquema, o pequeno apartamento de Uxbal é alugado, tem infiltrações no teto, onde faltam lâmpadas. Nesse grupo, quem vive melhor é seu irmão mais velho, uma criatura meio nefasta e nada sincera.  A Barcelona mostrada em outros filmes, linda, rica, limpa, não aparece, quando muito é vislumbrada ao longe, através de uma janela, onde se vê a bela catedral da Sagrada Família, de Gaudi, em obras.

Uxbal mora com o casal de filhos ainda pequenos, Ana e Mateo. Depois de uma visita ao hospital, ele descobre que tem dois meses para colocar sua vida em ordem.  Pai amoroso, consciente da incapacidade da instável ex-esposa Marambra em se responsabilizar pelas crianças, ele procura uma solução.

É sempre um prazer observar um grande artista em ação e não há dúvida que Javier Bardem exercita todo o seu talento como o sofrido Uxbal.  Recebeu o Prêmio de Melhor Ator em Cannes, entre vários outros prêmios e indicações. O elenco como um todo interpreta seus papéis com naturalidade, tanto profissionais como principiantes, alguns deles testemunhas ou protagonistas de cenas de perseguição policial ou circunstâncias de vida semelhantes as dos personagens.  Mas é muita desventura e má conduta em 147 minutos!  Fiquei cansada de sofrer, apesar da bonita fotografia de Rodrigo Prieto.  Depois de uma conversa com minha filha mais velha, 'Biutiful' ganhou uma segunda estrelinha.  É justo.

Diretor: Alejandro González Iñárritu
Roteiro: Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone, Armando Bo
Musica: Gustavo Santaolalla
Fotografia: Rodrigo Prieto
Elenco: Javier Bardem, Maricel Álvarez, Haana Bouchaib, Guillermo Estrella, Eduard Fernández, Cheikh Ndiaye, Diaryatou Daff, Taisheng Cheng, Ana Wagener, Lang Sofia Lin
Distribuidora: Paris Filmes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner