Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Habemus Papam

Habemus Papam *
(2011) 104 min (Livre)

Italia, Roma - Pela porta da Basílica de São Pedro saem doze funcionários do Vaticano, carregando o caixão de cipreste que contem o corpo do Papa. Os cardeais descem as escadas para prestar suas últimas homenagens. Na praça lotada, mais de 300 mil pessoas vieram se despedir. 

Na sequência, os cardeais passam em procissão, recitando a Ladainha de Todos os Santos (Litania Sanctorum), antes de se fecharem na Capela Sistina para escolher o sucessor de Pedro. Não há candidatos, cada cardeal escreve um nome na cédula. Aos poucos, pensamentos aflitos e orações silenciosas enchem a capela: "Eu, não, meu Senhor, não me escolha", "Não estou à altura", "Tenha misericórdia de mim. Não posso", "Que não seja eu. Que não seja eu".

Em votações sucessivas vão-se restringindo os nomes, e as cédulas já preenchidas são queimadas. Na praça, a multidão observa a fumaça na chaminé. Se não há consenso, a fumaça é preta. Quando finalmente os cardeais se unem em torno de um nome, a fumaça branca sobe aos céus. Os fiéis deliram na praça e esperam alegremente a apresentação do novo Papa! Só que, desta vez, acontece algo inesperado, jamais visto nos 2000 anos de história da Igreja. O cardeal escolhido é tomado de pânico, recusa-se a aparecer no balcão e apresentar-se ao público. O porta-voz do Vaticano chama um psicanalista para conversar com o Papa, na esperança de convencê-lo a assumir o cargo. Tarefa difícil, já que o terapeuta não deve fazer perguntas indiscretas e sequer pode saber o nome do ilustre cliente.

As cenas iniciais são imagens de arquivo da missa solene do funeral de João Paulo II (8/4/2005). Sempre me emociono ao revê-las, mas Nanni Moretti coloca seus cardeais às escuras na Capela Sistina e subitamente muda o tom do filme. Habemus Papam faz sorrir em alguns momentos, embora não se mantenha como comédia até o fim. O diretor e roteirista ri dos jornalistas, dos cardeais, dos atores, dos psicanalistas. Mas o filme de Nanni Moretti começa melhor do que termina. Vale a pena pelo ambiente magnífico, pelas cenas engraçadas, pela atuação agradável do conjunto de cardeais e de um certo guarda-suíço, roliço e guloso, que se faz passar pelo Papa. Sem grandes expectativas há melhor chance de diversão.

Diretor: Nanni Moretti
Roteiro: Nanni Moretti, Francesco Piccolo, Federica Pontremoli
Musica: Franco Piersanti
Fotografia: Alessandro Pesci
Elenco: Nanni Moretti, Michel Piccoli, Renato Scarpa, Jerzy Stuhr, Gianluca Gobbi
Distribuidora: Vinny Filmes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner