Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O Que Eu Mais Desejo

Kiseki * * *
I Wish
(2011) 128 min (Livre)

Japão - Na ilha de Kyushu, dois irmãos vivem separados desde o divórcio dos pais. Koichi, o mais velho, com doze anos, mora com a mãe e os avós no sul da ilha. O risonho Ryunosuke, um pouco mais novo, vive com o pai músico ao norte. O que o mais velho quer, acima de tudo, é que os pais se reconciliem e os irmãos possam morar juntos novamente. Koichi chega a desejar que o vulcão próximo a sua cidade exploda para que todos precisem fugir e a família se reúna. Por que morar perto de um vulcão ativo, que libera cinzas continuamente, cobrindo tudo de poeira?

Na escola, os alunos comentam sobre a viagem inaugural do veloz trem bala. Um dos garotos acredita que, quando os dois trens passarem um pelo outro pela primeira vez, haverá  tamanha liberação de energia que os desejos feitos naquele momento poderão se realizar. 

Koichi não pode perder esta oportunidade e organiza uma viagem secreta até o ponto de interseção dos trens, onde os milagres podem acontecer. Os dois irmãos se comunicam através dos celulares e saem de suas cidades com alguns amigos, em direção ao local em que os trens se cruzarão. Cada criança leva seu sonho nessa viagem inspiradora, em que as amizades se fortalecem e todos ganham em amadurecimento. Se os pais estão muito ocupados, é a geração dos avós que compreende e acolhe os desejos infantis. O avô de Koichi torna-se cúmplice do ardiloso plano.

"O Que Eu Mais Desejo" desenrola sua trama de maneira suave, bem-humorada, lembrando a camaradagem de "Conta Comigo", combinada com a delicadeza dos filmes do cineasta Yazugiro Ozu (Bom Dia). No colégio, as crianças se tratam com gentileza, não há a menor sombra de crueldade entre elas, que aprendem a ser úteis e a pensar nos outros. O único registro de agressividade é uma lembrança da briga que levou à separação dos pais de Koichi e Ryu. Os meninos Koki (Koichi) e Ohshiro Maeda (Ryu) são irmãos na vida real e trabalham com a tranquila naturalidade das crianças felizes. Apesar dos vulcões, terremotos e tsunamis, que maravilha viver num país onde os pequenos podem viajar em segurança, mesmo desacompanhados de adultos! O que eu mais desejo é que todos os brasileirinhos tenham acesso a um ensino de qualidade.

Diretor: Hirokazu Kore-eda
Roteiro: Hirokazu Kore-eda
Musica: Quruli
Fotografia: Yamazaki Yutaka
Elenco: Koki Maeda, Ohshiro Maeda, Ryoga Hayashi, Nene Ohtsuka, Cara Uchida, Kanna Hashimoto, Rento Isobe, Hiroshi Abe, Isao Hashizume, Kirin Kiki, Joe Odagiri
Distribuidora: Imovision

2 comentários:

bruno knott disse...

um filme japones que faz lembrar conta comigo e recebe um 10?
fiquei bem interessado, mesmo não conhecendo o cinema desse diretor...

espero poder ver em breve!

Stella disse...

Também não me lembro de ter visto outros filmes deste diretor, Bruno. Mas agora ficarei atenta, pois gostei da escolha do tema e do seu jeito de contar uma história. Já chegou nas locadoras!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner