Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Restrepo

Restrepo *
(2010) 94 min (12 anos)

Afeganistão - Juan Sebastián Restrepo foi o jovem soldado  morto em ação no Vale Korengal, considerado um dos lugares mais perigosos do mundo. Em sua homenagem, os colegas de pelotão batizaram de Restrepo o posto avançado onde combateram entre maio de 2007 e julho de 2008. Durante esse período, o jornalista americano Sebastian Junger e o fotógrafo inglês Tim Hetherington registraram entrevistas com os soldados, suas brincadeiras juvenis, os tiroteios entre eles e os talibãs, e as conversas semanais do capitão Dan Kearney com o conselho de idosos afegãos, quando o militar tentava convencê-los dos benefícios de uma cooperação com o exército dos Estados Unidos.

Os corpos magros revestido de roupas largas, turbantes cobrindo a cabeça, com uns raros dentes e barbas longas - às vezes pintadas de vermelho - os anciãos oferecem um contraste nítido com os vigorosos e malhados fuzileiros. Pertencem a dois universos distintos. Num dos encontros, os afegãos pedem indenização pela vaca que foi morta pelos rapazes. Eles querem dinheiro e o capitão Kearney oferece víveres. Descobre-se depois que a vaca enrolou-se no arame farpado, foi sacrificada e acabou na panela do cozinheiro do pelotão. Nem tudo é desgraça no pequeno acampamento de 15 homens. Curiosamente, um dos soldados veio de família hippie, que não permitia que brincasse com armas e repudiava qualquer tipo de violência. O destino costuma fazer brincadeiras.

As imagens de Restrepo mantem o interesse, a edição é ótima, os protagonistas conquistam nossa simpatia e a trilha sonora empolga. Foi uma boa dica do meu querido irmão Felippe, cinéfilo tão apaixonado como eu e dono de um gosto mais apurado. O documentário foi indicado ao Oscar em 2011 e ganhou o Prêmio do Grande Juri no Festival de Sundance, em 2010.

Curiosidades:
* Em abril de 2010, as tropas americanas deixaram Restrepo e o Vale Korengal.

* O fotógrafo Tim Hetherington morreu em 2011, quando cobria a guerra da Líbia. Foi atingido por um morteiro.

Diretores: Sebastian Junger, Tim Hetherington
Fotografia: Sebastian Junger, Tim Hetherington
Montagem: Michael Levine
Participantes: Dan Kearney, Juan "Doc" Restrepo, LaMonta Caldwell, Misha Pemble-Belkin, Miguel Cortez, Sterling Jones
Distribuidora: Europa Filmes

Sem Asterisco - interessante
* bom
** ótimo
*** excelente

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner