Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Sonhos em Movimento - Nos Passos de Pina Bausch

Dancing Dreams
Tanztraume
(2010) 89 min (Livre)

Alemanha - Em 2008, poucos meses antes de sua morte, Pina levou de volta aos palcos seu famoso espetáculo Kontakthof. A diferença é que, desta vez, não foram os bailarinos profissionais de sua companhia de dança que interpretaram o trabalho, mas sim adolescentes de 14 a 18 anos que nunca tinham subido num palco antes e não possuiam intimidade com a arte dos movimentos corporais. (capa do DVD)

Desde que ouvi os primeiros elogios ao documentário "Pina", de Wim Wenders, aguardo ansiosamente seu lançamento em DVD. Enquanto o filme não chega às locadoras, achei boa ideia conferir essa iniciativa curiosa de treinar quarenta jovens voluntários da cidade de Wuppertal, sem qualquer conhecimento prévio de dança. Os adolescentes compareceram aos ensaios todos os sábados, durante dez meses, sendo orientados por Jo e Bénédicte, duas assistentes da famosa coreógrafa alemã. 

O documentário registra os métodos de ensino, a evolução dos estudantes, o relato das experiências pessoais de alguns. O projeto me fez lembrar do programa inglês Faking It onde especialistas transformavam pessoas inexperientes em profissionais gabaritados em apenas quatro semanas de intenso treinamento. Depois eram submetidas a uma competição junto a participantes experientes, e um grupo de juízes devia apontar quem era o "falso" profissional. Lembro de um tosquiador de ovelhas que venceu um concurso de corte de cabelo e uma jovem que liderou sua equipe para a vitória numa regata de barcos à vela. Um testemunho fascinante da capacidade humana de persistência e aprendizado. Tão interessante quanto testemunhar os adolescentes superando suas inibições e aprendendo a deslizar com graça e emoção sobre o palco, como verdadeiros profissionais.
Bénédicte, Jo e Pina Bausch

Diretores: Anne Linsel, Rainer Hoffmann
Roteiro: Anne Linsel
Fotografia: Rainer Hoffmann
Distribuidora: Imovision

Sem Asterisco - interessante
* bom
** ótimo
*** excelente

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner