Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Polissia

Polisse *
(2011) 130 min (14 anos)
"Agora é tempo de rir e de cantar
Na ilha das crianças todo dia é primavera
É a terra alegre de crianças felizes
e monstros adoráveis. Sim, é o paraíso"

França - Infelizmente no mundo dos pequenos nem sempre os monstros são adoráveis, como cantam os versos acima, tirados de uma canção da trilha de Polisse. São os próprios adultos responsáveis por proteger as crianças aqueles que lhes infligem maior sofrimento. Isso fica claro logo na cena de abertura, num diálogo entre a policial da Brigada de Proteção aos Menores e uma menina de não mais do que 5 anos.

"- Você sabe que há coisas que nós podemos fazer e outras coisas que não podemos fazer. 
Me conte, alguém fez alguma besteira com você?
- Foi o meu papai"

São muitos os casos que chegam à divisão da polícia de Paris, relatando abusos por parte de pais, avôs e conhecidos das vítimas infantis. Os dedicados agentes procuram acalmar as crianças, ganhar sua confiança e conseguir uma confissão dos criminosos.  A fotógrafa Melissa, interpretada pela diretora Maïwenn, registra o cotidiano, por vezes bem-humorado, da delegacia encarregada de crimes contra os menores. Aos poucos, Melissa entrosa-se ao time de policiais, uma equipe unida que vive em clima de camaradagem, enquanto tenta conciliar os momentos árduos da profissão com sua vida particular.

Maïwenn como Melissa
Polisse é um filme honesto, forte, discreto, emocionante, que apresenta uma colagem de histórias verídicas de alguns processos abertos pela unidade parisiense. A diretora Maïwenn inspirou-se ao ver um documentário sobre a BPM na televisão. Ela teve livre acesso para pesquisar o assunto, usar os casos que testemunhou e outros mais antigos, contados pelos policiais. As filmagens foram feitas em Paris entre 30 de agosto e 29 de outubro de 2010 (wikipedia).

Curiosidade:
* o título do filme refere-se à ortografia infantil da palavra "polícia".

Diretora: Maïwenn
Roteiro: Maïwenn, Emmanuelle Bercot
Musica: Stephen Warbeck
Fotografia: Pierre Aïm
Elenco: Maïwenn, Karin Viard, Joeystarr, Marina Foïs, Nicolas Duvauchelle, Karole Rocher, Emmanuelle Bercot, Frédéric Pierrot, Arnaud Henriet, Naidra Ayadi, Jérémie Elkaïm
Distribuidora: Vinny Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

bruno knott disse...

é um filme honesto e é um filme denúncia, digamos...

tem muita coisa forte aqui e é algo que merece ser visto, mas eu não gostei de uma coisa: nenhum daqueles policiais parecia ser um policial, com raras exceções. eles eram um tanto despreparados para lidar com as situações mais triviais e por qualquer coisa já estouravam. tudo bem que essa profissão é particularmente estressante, mas isso aí é falta de profissionalismo.

a diretora atrás da câmera fez um ótimo trabalho, mas ela atuando quase acabou com o filme!!!

Stella disse...

Realmente, Bruno, o forte de Maïwenn não é atuar! ;-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner