Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Grande Gatsby

The Great Gatsby * *
(2013) 142 min (14 anos)
Sempre procure ver o que as pessoas têm de melhor

EUA - Em dezembro de 1929, Nick Carraway está internado na Clínica Perkins para tratamento de alcoolismo, insônia, acessos de raiva e ansiedade. A conselho médico, ele coloca em palavras suas lembranças dos últimos sete anos, quando conheceu Jay Gatsby e frequentou as festas espetaculares em sua propriedade no West Egg, bairro dos novos ricos da baía de Long Island. Na área do East Egg ficavam as mansões das famílias tradicionais, onde moravam Tom e Daisy Buchanan, prima de Nick. 

À noite, Jay Gatsby gostava de ficar em pé no cais, contemplando a luz verde que piscava em frente à propriedade dos Buchanan. Sua obsessão por Daisy leva-o a pedir a ajuda de Nick para promover um encontro. Percebendo que Tom estava mais interessado nos jogos de polo e na amante do que na bela esposa, Nick concorda em organizar um lanche para reunir Daisy e Gatsby em seu chalé, e assim, inadvertidamente, dá início à série de acontecimentos que convulsionaram o verão de 1922.

Leonardo DiCaprio criou um Jay Gatsby otimista, romântico, intenso. O que havia de grandioso em seu personagem não eram a mansão ou as festas espetaculares, mas "o sonho incorruptível de viver um grande amor". Já Carey Mulligan interpretou uma Daisy frívola e frágil. São os dois a alma do filme de Baz Luhrmann, emoldurados por uma direção de arte exuberante e uma trilha sonora à altura. Essa versão de "O Grande Gatsby" consegue emocionar pela sinceridade dos sentimentos exibidos pelo elenco, além de deslumbrar pela beleza do espetáculo. Só é exagerado o número de vezes que Gatsby repete "old sport" durante o filme - apesar disso, vale conferir.
Curiosidade:
* Uma foto de Zelda Fitzgerald pode ser vista na parede do apartamento que Tom Buchanan divide com Myrtle.

* A frase final do filme é a que encerra o romance "O Grande Gatsby". Também está gravada sobre o túmulo de F. Scott Fitzgerald e Zelda, em Maryland, na St. Mary’s Catholic Church: "So we beat on, boats against the current, borne back ceaselessly into the past."

Diretor: Baz Luhrmann
Roteiro: Baz Luhrmann & Craig Pearce, baseado no romance de Francis Scott Fitzgerald
Musica: Craig Armstrong
Fotografia: Simon Duggan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan, Tobey Maguire, Joel Edgerton, Isla Fisher, Jason Clarke, Amitabh Bachchan, Jack Thompson, Adelaide Clemens
Distribuidora: Warner

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

6 comentários:

bruno knott disse...

Ano passado li o livro e não me empolguei tanto, apesar de ser um clássico da literatura.

Estava um tanto com preguiça de conferir esse filme, pois não confio muito no Baz Luhrmann ultimamente.

Mas ainda assistirei...

Stella disse...

Li outras obras do Fitzgerald, Bruno, mas não essa, por isso nem posso comparar livro e filme. Mas acho que valeu muito a pena ter assistido. Se algum dia você conferir... verei no "Cultura Intratecal"! ;-)

Gustavo disse...

O personagem Gatsby é dos mais "tragirromânticos" que já vi. Deu uma tremenda pena dele, se bem que ele é parcialmente responsável por sua própria derrocada. DiCaprio está tão bem no papel - poderia ter só feito charme, mas ele delineia a personalidade de Gatsby, seus sonhos, seu cabeçadurismo.

Muito bom esse filme!

Stella disse...

Pois é Gustavo, Gatsby avaliou erroneamente o objeto de seu amor. Daisy não passava de uma jovem mimada, entediada e irresponsável. Também me deu muita pena, graças ao talento de Leonardo DiCaprio.

Anônimo disse...

Os únicos filmes do Luhrmann que vi foram este e Moulin Rouge (o qual não gostei muito, esperava bem mais e no final teve mais música do que história), mas 'Gatsby' se tornou um de meus filmes favoritos.

Stella disse...

Caro Anônimo, depois de ler seu comentário fui conferir a filmografia do Luhrmann. Ele dirigiu apenas cinco filmes, alem de vários curtas. Gostei de "Austrália", sem grandes entusiasmos, mas desconhecia os outros. Depois de "O Grande Gatsby" vou conferir com mais interesse suas próximas obras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner