Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 9 de novembro de 2013

Uma Garrafa no Mar de Gaza

Une Bouteille à la Mer *
(2011) 100 min (12 anos)

Tal Levine é uma jovem francesa de 17 anos que mora em Jerusalém com sua família. Após a explosão de um camicase num café do seu bairro, ela escreve uma carta a um palestino imaginário, onde exprime suas interrogações e sua recusa em admitir que só o ódio possa reinar entre os dois povos. Ela coloca a carta numa garrafa e entrega a seu irmão para que jogue no mar, perto de Gaza, onde ele cumpre o serviço militar. Algumas semanas depois, Tal recebe uma resposta de um misterioso “Gazaman”. (capa do DVD)

Inicialmente agressivo, Gazaman vai amansando à medida em que a correspondência secreta entre os dois evolui. Seu nome é Naïm Al Fardjouki, é órfão de pai e tem sobrevivido com a mãe Intessar graças à ajuda de um tio comerciante. O jovem poderia ter se tornado um terrorista, já que o clima de hostilidade entre os povos vizinhos alimenta-se das agressões mútuas, mas seus pais estiveram fora da região um tempo e não nutriam preconceito contra o Ocidente. Naïm trabalha fazendo entregas para o tio autoritário mas não vê qualquer perspectiva de crescimento no emprego. A troca de mensagens com Tal estimula-o a inscrever-se no centro cultural para aprender francês. Um novo horizonte abre-se para o jovem palestino e sua mãe vê com agrado a esperança nascer nos olhos do filho.

Provavelmente a história só não se transforma numa tragédia à Romeu e Julieta porque os dois jovens não tinham como se encontrar. Melhor para eles, escapam com vida, e, quem sabe, um futuro melhor pode estar à frente para judeus e palestinos. Há alguns meses atrás, quem imaginaria a atual aproximação entre o Irã e os EUA? "Uma Garrafa no Mar de Gaza" é falado em árabe, hebraico e francês, tem uma bela fotografia e ótimo elenco, destacando uma pequena participação de Hiam Abbass como Intessar, a mãe de Naïm.

Contando fatos do seu cotidiano, Tal e Naïm foram se conhecendo e se afeiçoando um ao outro. Do mesmo modo, ao final da 2ª Grande Guerra, um grupo de jovens europeus pensou que, se houvesse maior aproximação entre os países, uma nova luta entre eles seria evitada. Por essa razão, um estudante francês decidiu passar suas férias na Alemanha. Nascia assim a AIESEC, uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o intercâmbio de alunos, com a finalidade de integrar diferentes culturas. Reconhecida pela UNESCO como a maior organização de estudantes universitários do mundo, a AIESEC conta atualmente com 86.000 membros, espalhados por 124 países e territórios. A sede internacional localiza-se em Rotterdam, Holanda. No Rio de Janeiro seu escritório fica na Urca, dentro da UFRJ. Vale a pena conhecer, são jovens motivados que viajam a trabalho para programas sociais ou estágios corporativos.

Diretor: Thierry Binisti
AIESEC
Roteiro: Thierry Binisti, baseado no livro "Une bouteille dans la mer de Gaza", de Valérie Zenatti
Musica: Benoît Charest
Fotografia: Laurent Brunet
Elenco: Agathe Bonitzer, Mahmoud Shalabi, Hiam Abbass, Riff Cohen, Abraham Belaga, Jean-Philippe Écoffey, Smadi Wolfman, Salim Dau, Loai Nofi, François Loriquet, Abdallah El Akal
Distribuidora: Europa Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

bruno knott disse...

A premissa do filme tem um certo charme, eu diria... e sempre me interesso por filmes que possuem uma fotografia de destaque.

E bacana o surgimento da AISEC, que confesso, eu nem conhecia.

Boa semana!

Stella disse...

Olá Bruno! A AIESEC é interessante para os estudantes universitários, ou com menos de 2 anos de formados. Há uma sede em Porto Alegre, na R. Washington Luiz, 855. Se souber de alguém interessado, pode indicar sem susto. Um abraço, S.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner