Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Clube de Compras Dallas

Dallas Buyers  Club *
(2013) 117 min (16 anos)

EUA, Texas - Em 1985, o eletricista e caubói Ron Woodroof leva uma vida desregrada, pois é viciado em sexo, álcool e outras drogas menos lícitas. Perseguido por apostadores de rodeio que tinham sido enganados por ele, Ron prefere ser preso para fugir dos compromissos. No dia em que desmaia ao levar um choque elétrico, durante uma emergência no trabalho, o caubói recebe uma notícia bomba no hospital: seu sangue deu resultado soropositivo para HIV. De acordo com o médico, Ron tem mais uns 30 dias para viver. Seu estilo de vida, regado a álcool e drogas, diminui sua imunidade e piora o prognóstico. Irado com a notícia, indignado com a ideia de ter uma doença de homossexuais, Ron sufoca seus sentimentos em mais uma farra monumental.

A seguir, o caubói do Texas decide lutar por sua vida e procura se informar sobre as novidades no tratamento da doença. No hospital local há uma pesquisa incipiente com o antiviral AZT, que seria fornecido pelo laboratório para metade dos pacientes, enquanto os outros receberiam apenas um placebo - o que talvez fosse até melhor - já que o AZT provoca fortes efeitos colaterais. Primeiro Ron suborna um enfermeiro para receber o antiviral, depois, quando fica impossível conseguir a droga, ele resolve ir ao México, atrás de terapias alternativas, pois há histórias de sucesso fora dos EUA. O mais difícil é trazer os remédios para dentro do país. 

Rejeitado por seus antigos companheiros, é na comunidade gay que o caubói encontra apoio. Junto com o travesti Rayon, eles fundam o Clube de Compras Dallas, que contrabandeia proteínas, medicamentos e vitaminas para aumentar a imunidade dos soropositivos, mediante o pagamento de 400 dólares mensais. Perseguido pelo governo, comunidade médica e laboratórios, Ron resiste e luta como um leão pelos direitos dos clientes do Clube de Compras Dallas.

Ron Woodroof foi um exemplo de resiliência. Estar debilitado pela doença e ainda encontrar forças para lutar contra todos os obstáculos que o FDA (Food and Drug Administration), laboratórios e médicos colocaram no seu caminho, é coisa para poucos. Matthew McConaughey e Jared Leto também deram duro na composição dos personagens Ron e Rayon, e não foi só na dieta: Matthew perdeu 21 quilos e Jared perdeu 13. Os dois são os principais responsáveis pela força e credibilidade de "Clube de Compras Dallas". Os dois ganharam Oscars e outros prêmios pelo brilhante desempenho.

Curiosidades:
* O orçamento deste filme era tão baixo que foram designados apenas US$ 250 para o departamento de maquiagem. Surpreendentemente, os artistas conseguiram se virar com essa quantia e o "Clube de Compras Dallas" ganhou o Oscar por Maquiagem (Robin Mathews) e Penteado (Adruitha Lee).

* Jared Leto permaneceu a caráter durante toda filmagem. Chegou a sair para fazer compras vestido como travesti num "Whole Foods" local, onde recebeu os costumeiros olhares de curiosidade e desaprovação. Seu simpático personagem Rayon não existiu na vida real, ele é uma mistura de pessoas que influenciaram Ron.

* Ron Woodroof sobreviveu quase 7 anos ao sombrio diagnóstico inicial. Ele atravessou a fronteira do México mais de 300 vezes, trazendo cerca de 500.000 pílulas em seu Lincoln Continental. Ele importou peptídeo T da Dinamarca e alfa interferon do Japão.
O verdadeiro Ron em 16-5-1989

* A irmã de Ron, Sharon Braden, aprovou a escolha de Matthew McConaughey para viver Woodroof: - "Sim, ele tem esse jeito arrogante de Ron!" (Mirror)

Diretor: Jean-Marc Vallée
Roteiro: Craig Borte, Melisa Wallack
Fotografia: Yves Bélanger
Designer de Produção: John Paino
Diretor de Arte: Javiera Varas
Elenco: Matthew McConaughey, Jared Leto, Jennifer Garner, Steve Zahn, Denis O'Hare, Dallas Roberts, Griffin Dunne, Joji Hioshida, Bradford Cox
Distribuidora: Universal

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

4 comentários:

Gustavo disse...

Um tapa na cara da indústria farmacêutica norte-americana e seu protecionismo de mercado, e um filme para criar renovada admiração pelos dois atores principais.

Grato pela foto do cara real, nunca tinha visto!

Cumps.

bruno knott disse...

o filme faz um retrato bem interessante da época, ainda que tenha uma forçada de barra aqui e ali.

a interpretação de mcconaughey e leto são inesquecíveis, os verdadeiros trunfos do filme!

Stella disse...

Olá, Gustavo, há algumas fotos do Ron real na web. A industria farmacêutica americana tem casos bem pesados de desrespeito aos consumidores. Parecem ignorar que estão lidando com a vida das pessoas. Os dois atores estão ótimos mesmo!

Stella disse...

Bruno, acho que algumas situações se repetiram além do necessário, por isso só dei uma estrelinha. A interpretação do McConaughey e do Jared Leto foram a grande força do filme. Você lembrou bem, há uma ótima reconstituição de época.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner