Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Homem Mais Procurado

The Most Wanted Man *
(2014) 122 min (12 anos)

Alemanha - Um jovem de barba comprida, vestindo casaco com capuz e mochila às costas, se esgueira pelo estacionamento do aeroporto de Hamburgo. A equipe do agente de segurança Günther Bachmann entra em estado de alerta, ao identificá-lo como Issa Karpov, um muçulmano checheno, filho de pai russo. Após o 11 de setembro, homens que leem o Corão, e se ajoelham cinco vezes ao dia em direção à Meca, são considerados suspeitos. Afinal o serviço de espionagem alemão falhou em monitorar a célula terrorista da Al-Qaeda, sediada em Hamburgo, que foi responsável pelos ataques de 2001 em solo americano.

Günther tem dúvidas se Karpov é um imigrante em busca de asilo ou um jihadista pronto a cometer atos de terrorismo na Alemanha. Para descobrir suas verdadeiras intenções, os agentes permitem que se movimente livremente. Observam quando se hospeda com uma família muçulmana e quando encontra Annabel Richter, uma advogada de direitos humanos, a quem ele pede que procure o banqueiro Tommy Brue. Ao mesmo tempo, a equipe de Bachmann investiga as atividades do dr. Abdullah, um filântropo muçulmano, suspeito de transferir fundos para a Al-Qaeda.

Mas há uma outra equipe alemã interessada em Issa Karpov. Chefiado pelo oficial de segurança Dieter Mohr, o grupo quer deter o imigrante checheno imediatamente para interrogatório. Bachmann pede à chefe do serviço secreto americano que use sua influência para conter Dieter, a fim de levar adiante um habilidoso plano para pegar figuras mais graúdas na organização terrorista. Günther diz que seu objetivo é tornar o mundo um lugar mais seguro. Qual equipe levará a melhor?

"O Homem Mais Procurado" envolve, prende; é uma intriga que se constrói lentamente e evolui bem. Mas o que o distingue especialmente é o fato de ser a última colaboração completa de Philip Seymour Hoffman no cinema. Ele morreu uma semana depois da apresentação do filme no Festival de Sundance. Como ele sabe desaparecer por trás de seu personagem! Uma qualidade rara, que se expressa na criação de voz e sotaque, na postura, pausas, respiração, olhares e expressões do rosto, elaboradas para o indivíduo Günther Bachmann, e ninguém mais. Algo que também se encontra em sua parceira em "Dúvida", Meryl Streep, uma outra incorporadora de personalidades. Nem que seja como homenagem ao intérprete americano, morto em 2014, vale a pena conferir. Ele era um dos meus atores mais queridos.

Curiosidade:
* Um dos produtores do filme, Stephen Cornwell, é filho do escritor John le Carré, autor do livro "The Most Wanted Man" e muitas outras histórias de espionagem. O verdadeiro nome do escritor é David John Moore Cornwell. Ele trabalhou como cônsul e como agente para o MI5 e MI6, em Hamburgo e Berlim, nas décadas de 50 e 60.

* John le Carré pode ser visto, numa breve aparição, como o homem barbado de cabelos brancos, na cena em que Bachmann intervem numa luta no bar.

Diretor: Anton Corbijn
Roteiro: Andrew Bovell, baseado no livro de John le Carré
Musica: Herbert Grönemeyer
Fotografia: Benoît Delhomme
Design de Produção: Sebastian Krawinkel
Diretor de Arte: Sabine Engelberg
Elenco: Philip Seymour Hoffman, Rachel McAdams, Willem Dafoe, Robin Wright, Grigoriy Dobrygin, Daniel Brühl, Nina Hoss, Rainer Bock, Homayoun Ershadi, Mehdi Dehbi, Derya Alabora
Distribuidora: Paris Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

4 comentários:

bruno knott disse...

exatamente isso, stella! tá aí um filme que prende a nossa atenção e nos deixa completamente envolvidos com a trama. uma pena um ator tão bom como o hoffman ter partido tão cedo.

Stella disse...

Foi uma grata surpresa, Bruno, e uma bela despedida deste ator tão especial!

Gustavo H.R. disse...

Saudades do grande Sr. Hoffman. E esse seu último papel completo demonstrou pela enésima vez seu talento colossal. Além da tristeza pela lembrança da morte do ator, fica a tristeza por conta do que acontece no filme.

Stella disse...

Chega a ser revoltante, Gustavo, sobretudo porque coisas assim acontecem na realidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner