Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 16 de maio de 2010

Sherlock Holmes

Sherlock Holmes *
(2009) 128 min (14 anos)



Inglaterra, 1891 - Duas carruagens puxadas a cavalo percorrem as ruas de Londres; parecem perseguir um homem a pé, magro, ágil, em roupas escuras. Dentro de uma das carruagens estão dr. John Watson e o inspetor Lestrade da Scotland Yard. O solitário corredor chega à entrada de um grande prédio e força a porta. Pelos corredores alcança um amplo salão com altas colunas, onde um ritual macabro está prestes a acontecer.

Assim começa o filme do diretor Guy Ritchie, ágil, bem ambientado, em locações impecáveis na cidade de Londres, bela fotografia de Philippe Rousselot. Nessa primeira história, a Tower Bridge está em construção, o vilão chama-se Lord Blackwood, Holmes tem uma queda pela aventureira Irene Adler, Watson está para se casar com Mary Morstan e mudar-se do apartamento 221B em Baker Street. Qualquer outra informação pode estragar a surpresa com as novas aventuras e deduções do lendário detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle.

Pode-se estranhar a escolha de Jude Law e Robert Downey Jr. para os papéis principais. Sempre imaginei um Sherlock Holmes alto e um Watson meio gorducho. Talvez sejam lembranças de caracterizações de outros filmes, já que nunca li os livros. Ainda me revolta a escolha de um americano para o papel do mais famoso detetive britânico, mas a dupla convence e atrai a simpatia com sua camaradagem, humor e ironia, típicos de velhos amigos.

Curiosidades:
* O set usado como casa de Sherlock Holmes foi previamente a casa de Sirius Black, em "Harry Potter e a Ordem da Fênix".

* O enorme lutador canadense Robert Maillet acidentalmente nocauteou Robert Downey Jr., enquanto filmavam uma cena.

* Visíveis durante todo o filme, as letras "VR" significam "Victoria Regina", são o monograma da Rainha Victoria, que governou a Inglaterra nesse período.

* O nome do bulldog inglês de Holmes e Watson é Gladstone; parece uma referência a William E. Gladstone, quatro vezes primeiro-ministro no reinado da Rainha Victoria.

* Nas histórias de Conan Doyle, Sherlock Holmes é um especialista no Baritsu. No filme, a arte marcial praticada pelo detetive ingles é o Wing-Chun Kung Fu (famosa por causa de Ip Man e Bruce Lee). Robert Downey Jr. é um praticante na vida real e a luta contra o ator David Garrick, no Punchbowl Pit, foi coordenada com a ajuda do seu treinador.

* Tentando escapar do desconforto de usar um espartilho apertado toda manhã, a atriz Rachel McAdams enganava as costureiras, forçando o estômago para fora ou comendo um grande prato de mingau de aveia no café, antes de ser vestida. Eventualmente elas perceberam suas artimanhas. ;-)

Diretor: Guy Ritchie
Roteiro: Michael Robert Johnson e Anthony Peckham e Simon Kinberg, história de Lionel Wigram e Michael Robert Johnson, baseada nos personagens de Sir Arthur Conan Doyle
Música: Hans Zimmer
Fotografia: Philippe Rousselot
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong, Kelly Reilly, Eddie Marsan, Robert Maillet, Geraldine James, Hans Matheson, James Fox, William Hope

4 comentários:

Bruno Cunha disse...

Podia ter sido muito melhor...
Fica a sensação de não ser mais que entretenimento...

Abraço
Cinema as my World

Stella disse...

Você está certo, Bruno, acho até que vou caçar uma estrelinha do Sherlock... Mas vi tantos filmes desagradáveis antes que me empolguei! Um abraço,
stella

Tabibito-san disse...

Olá Stella Daudt.[73]


Não que fosse pela desconfiança do filme de 2009,mas me animei e e assisti os dois filmes do detetive inglês e seu amigo na semana passada.

"Watson relata também a aparência física de Holmes. Muito alto, possui mais de um metro e oitenta,extremamente magro, pálido,nariz fino.
[http://pt.wikipedia.org/wiki/Sherlock_Holmes]",o que me parece mais com Jude Law(1,82m...) do que com Robert Downey Jr sem a licença poética e enquadramento que não encuque
com isso,contudo em personalidade e "vida intensa" me soa BEM MAIS "Robert Downey Jr".

As evidências de Lord Blackwood e a trama me conduziram a suspeitar se ele seria ou teria relação com o vilão Cavalheiro Fantasma do episódio 15,"Julgamentos do Demônio!",da 1ª Temporada da série "Batman: Os Bravos e Destemidos[http://www.nowvideo.sx/video/hcjg84d5ztdpq -> Começa em 3:45min se tiver curiosidade,porém se não tiver tempo espie de 21:27min em diante que entenderá minhas suspeitas e vale a pena]".Mas de todo mundo,o título de "Filme de Ação" que escutei não lhe cabe também no rótulo,desconfiava que Sherlock
Holmes teria de usar alguma arte marcial porque os criminosos não são condescendentes(Não sabia de Baritsu ^.^) e entendi a ação com personagens tão malandros na construção daquele tipo de Londres do filme.Enfim,foi divertido e teve uma ideia que comprei.

Superou-se nas Curiosidades e esteve certa em não relatar as evidências do filme,pois tudo ali era "elementar" para o senhor Holmes e ele terminou utilizando.


Tchau.[73]

Stella disse...

Incrível como o tempo passa e a minha memória também! Já quase nada me lembro do filme "Sherlock Holmes"! Se assistisse novamente seria surpreendida como se fosse a primeira vez. E se passaram apenas 4 anos e 6 meses. Por essas e outras escrevo esse blog, para lembrar a mim mesma.

Obrigada pela 73ª visita, Tabibito-san!
um abraço, S.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner