Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 16 de outubro de 2010

Cartas para Julieta

Letters to Juliet
(2010) 105 min (10 anos)



Itália - Sophie e Victor vão se casar. Ele é chef de cozinha e está montando um restaurante em Nova Iorque. Victor pensa em massas, vinhedos, trufas e temperos todas as horas do dia. Ela faz pesquisa para checar informações para o "The New Yorker". Seu sonho é ser escritora. O casal vai para a Itália numa lua-de-mel prévia onde fica bem claro que o obcecado chef só tem um amor na vida, e não é sua linda noiva. Distraindo-se por sua conta, Sophie vai até a "Casa de Julieta" onde descobre uma carta deixada 50 anos atrás pela inglesa Claire Smith. Apaixonada por um jovem italiano, Claire queria encorajamento para largar tudo para trás e seguir seu amado Lorenzo Bartolini. Sophie responde a mensagem, o que traz Claire e o relutante neto Charlie para a cidade de Montecchios e Capuletos.



Uma belíssima viagem a Verona, Siena e ao interior da Itália na companhia de Amanda Seyfried e Vanessa Redgrave - esse é o atrativo de "Cartas para Julieta" - além de uma trilha sonora agradável e romântica. Outro destaque são as simpáticas 'secretárias de Julieta'. Contratadas pela prefeitura de Verona devem responder às cartas deixadas por jovens enamoradas na parede da casa da mais famosa personagem de Shakespeare.

Pois as voluntárias realmente existem! Formam "Il Club di Giulietta", que tem a responsabilidade de organizar eventos e responder às mensagens. Desde 1993 conferem o prêmio "Cara Julieta" à carta mais bonita. Todas estão em exposição na casa de Verona. Encontrei essas informações no blog "Sonhos na Itália", de Carla Bianchini.



Curiosidades:
* A Casa di Giulietta fica na Via Cappello, 21 e funciona todos os dias. No 1º domingo de cada mês a visita ao interior da casa custa apenas 1 Euro. Mais informações no site da comune di Verona . Horário de abertura:
de terça a domingo - 8:30 às 19:30 (a bilheteria fecha às 18:45)

nas segundas-feiras - 13:30 às 19:30 (a bilheteria fecha às 18:45)


* A idéia de "medievalizar" uma taberna antiga de Verona - e transformá-la na "Casa de Julieta" - foi do diretor de museu Antonio Avena. Com pedaços de um sarcófago do século XIV, construiu-se um balcão na antiga taberna. Recuperaram o portão gótico e adicionaram um belo vitral na fachada da casa.

* Ao mesmo tempo que Antonio Avena trabalhava na casa, contratou-se Ettore Solemani como zelador do túmulo de Julieta. Solemani acompanhava os visitantes, mandou plantar rosas e treinou pombas para esvoaçarem pelo jardim e pousarem no ombro dos românticos turistas. As pessoas ficaram encantadas e escreviam agradecendo a experiência maravilhosa. Ettore respondia e assinava: secretária de Julieta. Parece que foi assim que tudo começou e Verona tornou-se a 4ª cidade mais visitada da Itália, atrás apenas de Roma, Veneza e Siena.


* Franco Nero e Vanessa Redgrave são realmente um casal. Oficializaram o relacionamento em 2006, quando o filho que têm juntos, Carlo Gabriel Nero, já estava com 37 anos.


Diretor:
Gary Winick
Roteiro: Jose Rivera e Tim Sullivan, baseado livremente no romance "
Letters to Juliet", das irmãs Lise e Ceil Friedman
Música: Andrea Guerra
Fotografia: Marco Pontecorvo
Elenco: Amanda Seyfried, Vanessa Redgrave, Gael García Bernal, Luisa Ranieri, Lidia Biondi, Luisa De Santis, Marina Massironi, Christopher Egan, Franco Nero, Ashley Lilley
Distribuidora: Paris Filmes

6 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Tenho um medo imenso desse filme, primeiro porque tem a Amanda Seyfried e, sinceramente, não confio nos projetos em que ela atua (não depois de Mamma Mia) e porque o filme já tem cara de história melosa e bobinha, cheia de lições para a vida amorosa.

Stella disse...

Rafael, mesmo entrando nesses filmes, Amanda é uma boa atriz. "Cartas para Julieta" vale pela viagem e o conhecimento do que pode uma cidade lucrar com cultura e um turismo inteligente. No Rio, destruímos a casa de Machado de Assis, um dos maiores escritores do Brasil. Agora, no lugar, há um prédio e umas lojas. Pelo menos batizaram de 'Assis' um pequeno restaurante.

No Cosme Velho ainda existe, perto do Corcovado, a casa de Cecília Meireles. A residência da gentil poeta poderia ser um centro cultural, com MUITOS visitantes. Só falta mobilização e um prefeito ou governador esperto!

Matheus Pannebecker disse...

É um filme açucarado como qualquer outro. Antes mesmo de nós assistirmos já sabemos como ele é... Acho que a experiência é válida por causa da Vanessa Redgrave, que está ótima!

Stella disse...

É verdade, Matheus, em poucos minutos dá para deduzir todo o enredo; o que não prejudicou meu prazer na viagem. E como você disse, a presença da Vanessa Redgrave dá um upgrade extra.

Mal comparando, sem ofender ninguém, "Shutter Island" não deixa de ser um bom filme porque se antevê seu final desde o início...

O personagem da Vanessa me lembrou de Ruth Wilcox, que ela interpretou em Retorno a Howards End. Esse, sim, um grande filme.

Anônimo disse...

ainda não vi, mas quero muito ver. menos pela história e mais por verona, que amo de paixão, já fui 3vezes!
Beijos pra vc e parabéns pelo blog!
Aline Professoressa ;)

Stella disse...

Cara professoressa, sua visita me deixa feliz! Depois de ver o filme quero muito conhecer Verona. Um beijo,
s.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner