Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

À Prova de Morte

Death Proof
(2007) 114 min (16 anos)



EUA - Precisei de um tempo para digerir 'À Prova de Morte'. Violência extrema e diálogos um tanto longos, que soaram vazios e pouco edificantes, me incomodaram à primeira vista. Mas as músicas deliciosas, a direção segura de Quentin Tarantino e a feliz ressurreição de Kurt Russell, injustamente negligenciado por Hollywood, acabaram se impondo. O filme não me saiu da cabeça depois de várias semanas; mais do que justo que se encontre nessa lista, com a ressalva: vai sem estrela alguma e é exclusivo para os maiores de 18 e menores de 40 anos, eu acho. Se discordarem, podem escrever.

Ao cair da noite, a DJ Jungle Julia sai para se divertir com as amigas, percorrendo vários bares do Texas e atraindo a atenção dos frequentadores masculinos. Acompanhando seus movimentos está Stuntman Mike, um solitário sinistro que procura emoção e dirige um carro à prova de morte. As garotas não têm idéia do tipo de encrenca que ele representa.

'À Prova de Morte' foi concebido como parte de um projeto maior chamado 'Grindhouse', em parceria com Roberto Rodriguez ('Planet Terror'). A idéia era uma homenagem ao cinema de horror da década de 70. Fora dos EUA os dois filmes foram lançados separadamente. Depois de ter tirado John Travolta do ostracismo com "Pulp Fiction", tomara que a escolha de Quentin Tarantino dê novo alento à carreira de Kurt Russell.

Curiosidades:
* Zoe Bell fez ela mesma todas as cenas perigosas. Ela foi a dublê de Uma Thurman em 'Kill Bill' 1 e 2, também dirigidos por Tarantino. Quando o diretor disse que ela trabalharia no filme, Zoe imaginou que seria apenas mais uma na equipe de extras.

* A jukebox do filme pertence a Quentin Tarantino.

* Os dois carros de Stuntman Mike são um 1970 Chevy Nova e um 1969 Dodge Charger.

* Numa entrevista para a Newsweek, Quentin contou que teve a idéia de "À Prova de Morte" numa conversa com um amigo. Tarantino desejava comprar um Volvo porque "não queria morrer num acidente de carro, como em "Pulp Fiction" (1994). Em relação à segurança o amigo sugeriu: - Você pode comprar qualquer carro e entregar para uma equipe de stunt e, por 10 ou 15 mil dólares, eles podem torná-lo à prova de morte (death proof). A frase 'à prova de morte' não deixou mais o diretor depois disso.

* O filme foi fisicamente arranhado para obter a aparência de envelhecido. Não foi um trabalho feito digitalmente.

* Grindhouse significa um cinema especializado em violência. "A grindhouse is an American term for a theater that mainly showed exploitation films. It is also a term used to describe the genre of films that played in such theatres. Grindhouses were known for continuous programs of B movies, usually consisting of a double feature where two (and very often three) films were shown consecutively. Most of these films were made for Drive-in theaters as second and third features. The producers, distributors, and exhibitors of the films were required to provide a large amount of low budget films for double features so would "grind" them out like mincemeat. Beginning in the late 1960s and especially during the 1970s, the subject matter of grindhouse films was dominated by explicit sex, violence, bizarre or perverse plot points, and other explicit malcontent." (The Free Dictionary)



Diretor: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Fotografia: Quentin Tarantino
Elenco: Kurt Russell, Zoë Bell, Sydney Tamiia Poitier, Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Tracie Thoms, Rose McGowan, Jordan Ladd, Mary Elizabeth Winstead, Quentin Tarantino, Michael Parks, Monica Staggs
Distribuidora: PlayArte

2 comentários:

bruno knott disse...

Oi Stella! Eu sou suspeito pra falar pq curto bastante o Tarantino, mas o filme é bom mesmo. Claro, não é um filme para ser levado a sério, mas mesmo assim ele é extremamente eficiente em quase todos os aspectos.

Stella disse...

Bruno, não sei se terei coragem para rever os filmes do Tarantino, mas, sem dúvida, ele nunca me entediou. Pelo contrário, tem o dom de me colar à tela desde a primeira imagem. É um diretor e tanto, temos que reconhecer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner