Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Um Doce Olhar

Bal * *
Honey
(2010) 100 min (Livre)



Turquia - Na remota floresta da região leste do Mar Negro, os raios do sol iluminam as árvores e o tapete de folhas secas. Yakup e sua montaria percorrem os caminhos em busca de mel. O apicultor lança uma corda nos galhos mais altos para subir pelo tronco e investigar as colméias. Sempre corre o risco de cair, se o ramo estiver seco ou fraco. Em casa o aguardam o filho de seis anos Yusuf e a esposa Zehra, que trabalha numa plantação de chá.

A família segue o ritmo da vida rural; mais do que palavras são gestos, olhares e os sons da natureza que tecem a narrativa da sua história. Muito ligado ao pai, é para ele que Yusuf conta seus sonhos em voz baixa e lê fluentemente todas as manhãs. Quando está na escola, só consegue gaguejar na leitura diante do professor e da classe. Os alunos bem sucedidos na tarefa recebem aplausos e um brochinho vermelho. Por mais que se esforce, Yusuf fracassa ao contar a história para os colegas.

Um dia as abelhas desaparecem da região e o apicultor parte em busca de outro lugar para instalar novas colméias. O tempo passa e ele não volta. Mãe e filho se inquietam em silêncio. A cada ruído fora de casa os corações se sobressaltam, pensando que Yakup está de volta. Será que o sonho do menino se tornou realidade?

Dá vontade de fotografar cada cena de 'Um Doce Olhar', pois o cenário da floresta, a decoração das casas, os lenços nos cabelos de Zehra e o rosto do garoto estão sempre magnificamente enquadrados. O filme completa a "trilogia de Yusuf", uma aventura autobiográfica do diretor e roteirista. Foi precedido por 'Yumurta' (Egg, 2007) e 'Süt' (Milk, 2008). A trilogia vai numa ordem cronológica reversa, já que 'Um Doce Olhar' explora a infância de Yusuf. Difícil encontrar um menino mais carismático do que Boras Altas. A ele também se deve muito do encantamento do filme.


Diretor: Semih Kaplanoglu
Roteiro: Semih Kaplanoglu
Som: Matthias Haeb
Fotografia: Baris Özbicer
Elenco: Boras Altas, Erdal Besikcioglu, Tülin Özen, Alev Uçarer, Ayse Altay
Distribuidora: Paris Filmes

6 comentários:

Liana Clara disse...

Querida Stella
Queria muito ver este filme, onde posso encontrar?
Sabe de alguma locadora em especial?
bj Liana

Stella disse...

Querida Liana, encontrei o filme na locadora Moviola, em Laranjeiras. Está cheia de novidades européias. Preciso voltar lá para conferir o resto... Um beijo,
S.

bruno knott disse...

Li sobre este filme em um outro blog há alguns dias...

Fotografia é um dos aspectos que eu mais valorizo nos filmes, pelo jeito aqui o trabalho é ótimo nesse sentido.

Sem duvida quer ver, os outros dois tb!!

Liana Clara disse...

Obrigada Stella. Gostei da dica, assim que eu puder vou lá alugar este filme. Adoro suas dicas.
Bjs

Stella disse...

Liana, "Um Doce Olhar" já existe para locação no Guimarães Vídeo.

Stella disse...

Bruno, se a fotografia é boa, curto até filmes de guerra, que normalmente me desagradam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner